Uniplac - Graduação - Jornalismo - Redação Jornalística - Plano de Ensino





 

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC

 


 

 

CURSO DE JORNALISMO

DISCIPLINA: Redação Jornalística II

Professor: Ivan Claudio Siqueira

 

3ªfase - 2017/1 – 4 créditos (60h)

Horário das Aulas: sextas-feiras – 19:00 às 20:15 / 20:30 às 21:45

 

 

Ementa:

O texto opinativo nas crônicas, artigos, resenhas, críticas, revistas e suplementos. O jornalismo investigativo e suas diretrizes. A segunda fase da teoria da comunicação aplicada às redações. Produção de material jornalístico com empregos das técnicas de texto informativo, interpretativo, personagem e de grande-reportagem.

 

Objetivo Geral:

Capacitar o discente a desenvolver as habilidades técnicas necessárias de texto conforme o público e contextos específicos para o desempenho de suas funções de jornalista em sua rotina como profissional da área dos diferentes meios de comunicação.

 

Objetivo Específico:

1- Proporcionar aos acadêmicos a preparação teórica e prática de apuração das informações, pesquisa de campo e produção para a elaboração dos diversos tipos de textos jornalísticos (informativo, interpretativo e opinativo) aplicados aos impressos.

4- Criar editorias para elaboração do jornal laboratório Araucanos a fim de utilizar os processos de ensino-aprendizagem empregados na disciplina.

 

Conteúdo Programático:

Unidade:

Conteúdo

C.H.

Estratégias:

1

Unidade 1: Estrutura do texto (redação) jornalístico.
Natureza do texto escrito. Aplicação técnica e terminológica de redação – Conforme ementário
(Opinativo e Foto-Legenda).

12

ARM; ED; ET ExC; TI.

2

Unidade 2: Formas do texto jornalístico.

08

ARM; ED; ET ExC; TI.

3

Unidade 3: Criação e o texto jornalístico. Exercícios de título, linha fina, lead e legenda. Desenvolvimento da criatividade aplicada à redação.

40

ARM; ED; ET ExC; TI.

C.H. Total = 60 horas

* Descrições das estratégias: ARM – Aula com recurso multimídia; ED – Estudo dirigido; ET – Estudo de texto; ExC – Exercícios para casa; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG – Trabalho em grupo; TI – Trabalho individual.


Metodologia e Avaliação:

- As aulas teóricas (conforme o ementário) serão por meio de recurso multimídia. O conteúdo teórico será ministrado utilizando o quadro negro e projeções em data-show, além da elaboração e discussão de exercícios em cima de jornais regionais e nacionais.

- Serão aplicadas OA´s baseadas em textos (livros e artigos científicos) para serem entregues compondo a nota, além de fichamentos (de capítulos de livros). Avaliações de H + C + A (peso total 2,0 – Conceito A).

- Será aplicada uma prova teórica (P1) com recuperação (REC 1) com conteúdo cumulativo (Redação Jornalística I + Redação Jornalística II) Avaliações de H + C (peso por prova 2,0 – Conceito A).

- Jornal laboratório Araucanos (3 edições no mín.) Avaliações de H + C + A (peso total 4,0 – Conceito A).

 

OBS.: Será considerado reprovado o aluno que obtiver freqüência abaixo dos 75% das atividades da disciplina. Os alunos que faltarem à (s) prova(s) deverão proceder de acordo com a legislação vigente da universidade.

 

* Descrições das avaliações: H (Habilidades) / C (Conhecimentos) / A (Atitudes).

Com prova integrativa de peso total 2,0 a ser aplica ao final do semestre conforme data definida pelo colegiado de docentes.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

AMARAL,Luiz. Jornalismo: Materia de Primeira Pagina. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

 GARCIA, Luiz. O Globo: Manual De Redação E Estilo. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 1992.

 LOPES, Fernandes Dirceu. Jornal-Laboratório.: Do Exercício Escolar ao Compromisso com o Público LeitorJornalismo investigativo. São Paulo:Summus, 1980.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

 ABREU, Fernanda. Zeitoun. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

MANUAL DE REDAÇÃO: Folha de São Paulo. 17a ed. São Paulo:Publifolha, 2011.

 MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, 1985.

 PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. A apuração da notícia: métodos de investigação. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.

 PINTO, Ana Estela de Souza. Jornalismo Diário - Reflexões, Recomendações, Dicas e Exercícios. São Paulo: Publifolha, 2009.

 

Planejamento didático.:

- Estrutura do Araucanos deverá contar com no mínimo.:

1 Standard Personagem;

1 Standard Interpretativo;

1 Standard Opinativo (Cinema ou Livro);

1 Foto-Legenda (Informativo);

2 ou 3 Standard Informativos;

1 Expediente.

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4
QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática
s