UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC
|
|
|
CURSO DE JORNALISMO DISCIPLINA: Redação Jornalística II Professor: Ivan Claudio Siqueira |
|
|
3ªfase - 2017/1 – 4 créditos (60h) Horário das Aulas: sextas-feiras – 19:00 às 20:15 / 20:30 às 21:45 |
|
Ementa:
O texto opinativo nas crônicas, artigos, resenhas, críticas, revistas e suplementos. O jornalismo investigativo e suas diretrizes. A segunda fase da teoria da comunicação aplicada às redações. Produção de material jornalístico com empregos das técnicas de texto informativo, interpretativo, personagem e de grande-reportagem. |
Objetivo Geral:
Capacitar o discente a desenvolver as habilidades técnicas necessárias de texto conforme o público e contextos específicos para o desempenho de suas funções de jornalista em sua rotina como profissional da área dos diferentes meios de comunicação. |
Objetivo Específico:
1- Proporcionar aos acadêmicos a preparação teórica e prática de apuração das informações, pesquisa de campo e produção para a elaboração dos diversos tipos de textos jornalísticos (informativo, interpretativo e opinativo) aplicados aos impressos. 4- Criar editorias para elaboração do jornal laboratório Araucanos a fim de utilizar os processos de ensino-aprendizagem empregados na disciplina. |
Conteúdo Programático:
Unidade: |
Conteúdo |
C.H. |
Estratégias: |
1 |
Unidade
1: Estrutura do texto (redação) jornalístico. |
12 |
ARM; ED; ET ExC; TI. |
2 |
Unidade 2: Formas do texto jornalístico. |
08 |
ARM; ED; ET ExC; TI. |
3 |
Unidade 3: Criação e o texto jornalístico. Exercícios de título, linha fina, lead e legenda. Desenvolvimento da criatividade aplicada à redação. |
40 |
ARM; ED; ET ExC; TI. |
C.H. Total = 60 horas |
* Descrições das estratégias: ARM – Aula com recurso multimídia; ED – Estudo dirigido; ET – Estudo de texto; ExC – Exercícios para casa; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG – Trabalho em grupo; TI – Trabalho individual.
Metodologia e Avaliação:
- As aulas teóricas (conforme o ementário) serão por meio de recurso multimídia. O conteúdo teórico será ministrado utilizando o quadro negro e projeções em data-show, além da elaboração e discussão de exercícios em cima de jornais regionais e nacionais. - Serão aplicadas OA´s baseadas em textos (livros e artigos científicos) para serem entregues compondo a nota, além de fichamentos (de capítulos de livros). Avaliações de H + C + A (peso total 2,0 – Conceito A). - Será aplicada uma prova teórica (P1) com recuperação (REC 1) com conteúdo cumulativo (Redação Jornalística I + Redação Jornalística II) Avaliações de H + C (peso por prova 2,0 – Conceito A). - Jornal laboratório Araucanos (3 edições no mín.) Avaliações de H + C + A (peso total 4,0 – Conceito A).
OBS.: Será considerado reprovado o aluno que obtiver freqüência abaixo dos 75% das atividades da disciplina. Os alunos que faltarem à (s) prova(s) deverão proceder de acordo com a legislação vigente da universidade. |
* Descrições das avaliações: H (Habilidades) / C (Conhecimentos) / A (Atitudes). Com prova integrativa de peso total 2,0 a ser aplica ao final do semestre conforme data definida pelo colegiado de docentes. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AMARAL,Luiz. Jornalismo: Materia de Primeira Pagina. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
GARCIA, Luiz. O Globo: Manual De Redação E Estilo. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 1992.
LOPES, Fernandes Dirceu. Jornal-Laboratório.: Do Exercício Escolar ao Compromisso com o Público LeitorJornalismo investigativo. São Paulo:Summus, 1980.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ABREU, Fernanda. Zeitoun. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
MANUAL DE REDAÇÃO: Folha de São Paulo. 17a ed. São Paulo:Publifolha, 2011.
MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, 1985.
PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. A apuração da notícia: métodos de investigação. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.
PINTO, Ana Estela de Souza. Jornalismo Diário - Reflexões, Recomendações, Dicas e Exercícios. São Paulo: Publifolha, 2009.
Planejamento didático.:
- Estrutura do Araucanos deverá contar com no mínimo.:
1 Standard Personagem;
1 Standard Interpretativo;
1 Standard Opinativo (Cinema ou Livro);
1 Foto-Legenda (Informativo);
2 ou 3 Standard Informativos;
1 Expediente.
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4
Para a atenticação do plano de ensino |