CPA


A Lei 10.861 Institui SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior): integra 03 modalidades de avaliação:

1- Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES),  em suas 02 etapas:

Auto avaliação: coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA);

Avaliação externa: realizada pelas comissões designadas pelo MEC/INEP.

2 - Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG): Visitas in loco de comissões externas.

3 - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): para iniciantes e concluintes, em amostras, com definição anual das áreas participantes.

Resolução CPA

Regulamento CPA

Desenvolver uma Cultura de Avaliação Interna e Externa, capaz de superar as defasagens e fragilidades que Uniplac enfrenta no momento, em relação  aos resultados da Avaliação Interna e Externa.

Atribuições

- Conduzir  e acompanhar os processos de Avaliação Interna e Externa;

- Organizar relatórios das fragilidades encontradas;

- Distribuir os relatórios e conscientizar diretamente os profissionais, setores e órgãos para as devidas tomadas de decisões;

- Acompanhar e fiscalizar os processos de melhorias, ou seja, solução das fragilidades; 

- Sistematizar e prestar as informações solicitadas pelos Dirigentes e pelo MEC.

 

 

Planejamento/Metas - 2017:

Atingir, 100% de respondentes, no processo de Avaliação Interna em todos os Cenários;

Atingir, 100% de participação dos Estudantes na Avaliação Externa – ENADE;

Atingir, conceitos acima de 03 no ENADE, a partir de 2012 em todos os Cursos selecionados

Atualizar o site da UNIPLAC referente as informações da CPA;

Disseminar semestralmente as atividades e ações da CPA através de capacitações com Reitor e Pró-Reitores, Gestores, Coordenadores, Docentes, Discentes e técnicos -administrativos;

Automatizar completamente o sistema de Avaliação institucional, seus formulários de coleta de dados, assim como seus relatórios de desempenho, contento tabelas, quadros e gráficos informativos;

Divulgar constantemente as atividades e ações da CPA por meio do site, banners, folhetos, outdoor, TV UNIPLAC, adesivos, camisetas, rádio, Jornais, TV aberta e outros meios de comunicação;

Participar de todos os eventos internos e externos da UNIPLAC informando e coletando informações relevantes para melhorias;

Identificar parcerias com a indústria, comércio, a sociedade pública e privada como um todo;

Capacitar e definir com todos os coordenadores e professores a aplicar provas estilo ENADE durante todos os semestres, e no ano de cada curso aulas complementares de simulado, assim como

incentivar os alunos a realizar as provas anteriores  aplicadas pelo MEC, via portal INEP durante seu período acadêmico.

Coordenadora

Madalena Pereira da Silva

 

Representantes do Corpo Docente

Maria Dulce de França

Marlise Eliane Kring Tausendfreund

Vanir Peixer Lorenzini

 

Representantes da Comunidade Civil Organizada

Carlos Eduardo Canani

Cláudia Máris Coelho Pezzi

Marilene de Abreu Arruda Amarante

 

Representantes do Corpo Técnico Administrativo

Edilson Arruda Antunes

Mariane Andrade Muniz

Thaís Andrade Fernandes

 

Representantes Discentes

Gustavo Fabricio Ambrozio

Mateus Moratelli Pereira

Paulo André Ribeiro Petry

Senhores componentes da Comissão Própria de Avaliação Institucional – CPA 2017

 

Damos-lhes boas vindas e desejamos a todos um 2017 bastante produtivo em prol da nossa Universidade. Lembramos que a presença de todos é de suma importância em cada reunião, tendo em vista que a CPA tem papel preponderante no processo de construção da qualidade do ensino, pesquisa e extensão, bem como no gerenciamento das atividades de nossa Universidade.

Inicialmente, o cronograma das reuniões ficou estabelecido da seguinte forma: Uma reunião mensal, acontecendo na quarta-feira às 17h. Vale ressaltar que poderá sofrer alterações se os trabalhos assim exigirem, como por exemplo, possíveis avaliações in loco dos cursos que necessitam de reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento e que solicitarem a presença da CPA para reunião extraordinária.

É importante que os componentes desta comissão tenham em mente que suas presenças são de suma importância para que a CPA progrida e demonstre força nos processos que desenvolve. Lembramos ainda, que por prerrogativa de lei, toda e qualquer outra atividade exercida dentro da Instituição (caso dos docentes, dos discentes e técnicos - administrativos), será justificada e abonada pela efetiva participação nessas reuniões.

 

Prof.ª Madalena Pereira da Silva

Coordenadora da Avaliação Institucional e da CPA

Atas das Reuniões 2017:

 

REUNIÃO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

Release - Ata 001/2017

Data: 02 de fevereiro de 2017.  Horário: 9h30min

Presidência: Madalena Pereira da Silva

Membros presentes: representante docente: Ediolane Hilbert Brati Vedana; representantes técnicos- administrativo: Mariane Andrade Muniz e Sonia Bétz Saldanha do Amaral; representantes discentes: Thaís Andrade Fernandes e Juliana Schmidt Ferreira. Avaliadores do MEC, Professor Dr. Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira e Professor Dr. José Washington de Morais Medeiros.

Pauta

Encaminhamento

- Reconhecimento do curso de Jornalismo da Uniplac;

Os membros integrantes comentaram as ações da CPA e a comissão avaliadora se mostrou satisfeita com o trabalho apresentado.

Lages, 02 de fevereiro de 2017.

 

 

Release - Ata 002/2017

Data: 23 de fevereiro de 2017.  Horário: 9h

Presidência: Madalena Pereira da Silva

Membros presentes: representante docente: Marta Apª de Lima Machado Calegari; representante da comunidade civil organizada: Marilene de Abreu Arruda Amarante; representantes técnico-administrativo: Mariane Andrade Muniz e Sonia Bétz Saldanha do Amaral; representante discente: Thaís Andrade Fernandes. 

Pauta

Encaminhamento

- Reestruturação da CPA;

Houveram exonerações por questões regulamentares e as indicações para a próxima comissão já estão sendo providenciadas

Lages, 23 de fevereiro de 2017

 

Release - Ata 003/2017

Data: 31 de março de 2017.  Horário: 17h

Presidência: Madalena Pereira da Silva

Membros presentes: representantes docentes: Maria Dulce de França e Vanir Peixer Lorenzini; representantes da comunidade civil organizada: Carlos Eduardo Canani, Claudia Máris Coelho Pezzi e Marilene de Abreu Arruda Amarante; representantes técnico-administrativo: Edilson Arruda Antunes, Mariane Andrade Muniz e Thaís Andrade Fernandes; e os representantes discentes: Gustavo Fabricio Ambrozio, Mateus Moratelli Pereira e Paulo André Ribeiro Petry. 

Pauta

Encaminhamento

- Apresentação das funções da CPA

Houve explanação das funções e contribuição dos membros para melhorias e planejamento para 2017.   

Lages, 31 de março de 2017

 

 

Release - Ata 004/2017

Data: 05 de abril de 2017.  Horário: 17h

Presidência: Madalena Pereira da Silva

Membros presentes: representantes docentes: Maria Dulce de França e Vanir Peixer Lorenzini; representantes da comunidade civil organizada: Carlos Eduardo Canani e Marilene de Abreu Arruda Amarante; representantes técnico-administrativo: Edilson Arruda Antunes, Mariane Andrade Muniz e Thaís Andrade Fernandes; e os representantes discentes: Gustavo Fabricio Ambrozio, Mateus Moratelli Pereira e Paulo André Ribeiro Petry. 

Pauta

Encaminhamento

- Preparatório para Reconhecimento do curso de Fisioterapia;

Explanação das ações realizadas em 2016, através dos resultados dos processos de avaliação.

Lages, 05 de abril de 2017  

 

 

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E-MAIL: avaliacao@uniplaclages.edu.br
COORDENAÇÃO: Madalena Pereira da Silva
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