A Lei 10.861 Institui SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior): integra 03 modalidades de avaliação:
1- Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES), em suas 02 etapas:
Auto avaliação: coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA);
Avaliação externa: realizada pelas comissões designadas pelo MEC/INEP.
2 - Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG): Visitas in loco de comissões externas.
3 - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): para iniciantes e concluintes, em amostras, com definição anual das áreas participantes.
Desenvolver uma Cultura de Avaliação Interna e Externa, capaz de superar as defasagens e fragilidades que Uniplac enfrenta no momento, em relação aos resultados da Avaliação Interna e Externa.
Atribuições
- Conduzir e acompanhar os processos de Avaliação Interna e Externa;
- Organizar relatórios das fragilidades encontradas;
- Distribuir os relatórios e conscientizar diretamente os profissionais, setores e órgãos para as devidas tomadas de decisões;
- Acompanhar e fiscalizar os processos de melhorias, ou seja, solução das fragilidades;
- Sistematizar e prestar as informações solicitadas pelos Dirigentes e pelo MEC.
Planejamento/Metas - 2018:
Atingir, 100% de respondentes, no processo de Avaliação Interna em todos os Cenários;
Atingir, 100% de participação dos Estudantes na Avaliação Externa – ENADE;
Atualizar o site da UNIPLAC referente as informações da CPA;
Disseminar semestralmente as atividades e ações da CPA através de capacitações com Reitor e Pró-Reitores, Gestores, Coordenadores, Docentes, Discentes e técnicos -administrativos;
Automatizar completamente o sistema de Avaliação institucional, seus formulários de coleta de dados, assim como seus relatórios de desempenho, contento tabelas, quadros e gráficos informativos;
Ampliar a divulgação dos resultados das avaliações e atividades e ações da CPA;
Participar de todos os eventos internos e externos da UNIPLAC informando e coletando informações relevantes para melhorias;
Identificar parcerias com a indústria, comércio, a sociedade pública e privada como um todo;
Capacitar e definir com todos os coordenadores e professores a aplicar provas estilo ENADE durante todos os semestres, e no ano de cada curso aulas complementares de simulado, assim como incentivar os alunos a realizar as provas anteriores aplicadas pelo MEC, via portal INEP durante seu período acadêmico.
Coordenadora
Madalena Pereira da Silva
Representantes do Corpo Docente
Maria Dulce de França
Marlise Eliane Kring Tausendfreund
Vanir Peixer Lorenzini
Representantes da Comunidade Civil Organizada
Carlos Eduardo Canani
Cláudia Máris Coelho Pezzi
Marilene de Abreu Arruda Amarante
Representantes do Corpo Técnico Administrativo
Edilson Arruda Antunes
Suzana Pereira Morais Duarte
Thaís Andrade Fernandes
Representantes Discentes
Emanuel Arruda Lopes
Marcela Mondadori Ávila
Mateus Moratelli Pereira
Senhores componentes da Comissão Própria de Avaliação Institucional – CPA 2018
Damos-lhes boas-vindas e desejamos a todos um 2018 bastante produtivo em prol da nossa Universidade. Lembramos que a presença de todos é de suma importância em cada reunião, tendo em vista que a CPA tem papel preponderante no processo de construção da qualidade do ensino, pesquisa e extensão, bem como no gerenciamento das atividades de nossa Universidade.
Inicialmente, o cronograma das reuniões ficou estabelecido da seguinte forma: Uma reunião mensal, acontecendo na primeira segunda-feira do mês às 17h. Vale ressaltar que poderá sofrer alterações se os trabalhos assim exigirem, como por exemplo, possíveis avaliações in loco dos cursos que necessitam de reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento e que solicitarem a presença da CPA para reunião extraordinária.
É importante que os componentes desta comissão tenham em mente que suas presenças são de suma importância para que a CPA progrida e demonstre força nos processos que desenvolve. Lembramos ainda, que por prerrogativa de lei, toda e qualquer outra atividade exercida dentro da Instituição (caso dos docentes, dos discentes e técnicos - administrativos), será justificada e abonada pela efetiva participação nessas reuniões.
Prof.ª Madalena Pereira da Silva
Coordenadora da Avaliação Institucional e da CPA
Atas das Reuniões 2018:
REUNIÃO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA
Release - Ata 001/2018
Data: 02 de março de 2018. Horário: 17h
Presidência: Madalena Pereira da Silva
Membros presentes: representantes docentes: Maria Dulce de França e Marlise Eliane Kring Tausendfreund; representantes técnicos- administrativos: Edilson Arruda Antunes e Thaís Andrade Fernandes; representante comunidade civil e organizada: Cláudia Máris Coelho Pezzi; representantes discentes: Mateus Moratelli Pereira. Além dos representantes da CIA, Jourdan Linder Silva e Suzana Pereira Morais Duarte.
Pauta |
Encaminhamento |
- Instrumentos de Avaliação CIA |
Foi recomendado que sejam realizados ajustes de acessibilidade no site Uniplac e nos instrumentos de avaliação interna. |
- Reestruturação da CPA |
Foram exonerados alguns membros a pedido e as nomeações dos novos integrantes estão sendo providenciadas. |
- Cronograma de Reuniões |
Foi decidido o cronograma de reuniões para o ano de 2018. |
- Perfil do Ingressante |
Foi decidido entre os membros que haverá participação ativa do DCE na sensibilização dos discentes. |
Lages, 02 de março de 2018.