O grupo SOS Coluna é direcionado a pessoas com dor crônica após diagnóstico médico. O primeiro encontro aconteceu Unidade Básica de Saúde do Bairro Guarujá, conduzido pela fisioterapeuta e professora da Universidade do Planalto Catarinense,Dayane C. Vieira junto aos acadêmicos da oitava fase do curso de Fisioterapia.
Os encontros são semanais e ocorrem na sala de eventos da própria unidade, durante quatro semanas, com duração de aproximadamente uma hora, onde é realizada exposição teórica com folders, textos sobre a temática da dor, qualidade de vida e atividades práticas com o acompanhamento da fisioterapeuta, com o objetivo de diminuir o sofrimento resultante da situação de dor.
O Objetivo deste trabalho, segundo Dayane “é mudar o comportamento perante a dor, e contribuir para a redução das limitações físicas associadas a ela”. Sobre a criação do grupo, a professora afirma que “foi criado devido ao número de pessoas da comunidade com dor crônica, que se caracteriza pela dor persistente, causando sofrimento prolongado ao indivíduo”.
Algumas Unidades de saúde já estão no cronograma deste semestre onde o grupo SOS Coluna - Dor crônica será implantado. Vale reforçar que essa atividade recebe pacientes de todos os bairros do município e é gratuito.
Converse com seu médico e agende-se.
Unidade Básica de Saúde Bairro Guarujá
Horário: 14:00 Local: sala de eventos da Unidade de Saúde
14 setembro
21 setembro
28 setembro
05 outubro
Unidade Básica de Saúde Bairro São Carlos
Horário: 14:00 Local: Salão da igreja
07 outubro
14 outubro
21 outubro
28 outubro
Unidade Básica de Saúde Bairro Tribiuto
Horário: 14:00 Local: salão da igreja
31 outubro
07 novembro
21 novembro
28 novembro