CER II completa um ano de atendimentos

O Centro Especializado em Reabilitação – CER II comemora, neste mês de maio, um ano de atendimentos à comunidade da serra catarinense. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde no ano de 2014, mas sua publicação oficial de abertura ocorreu em 2016. O objetivo do importante projeto é o atendimento de pacientes com deficiência física, intelectual e Transtorno do Espectro Autista.

A equipe do Centro é formada por profissionais de diferentes áreas do conhecimento que trabalham de modo interdisciplinar. Fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacionais, educador físico, médicos e enfermeiras compõem o quadro.

Até o momento já foram efetuados mais de cinco mil atendimentos e passaram pelo CER por volta de 90 pacientes. Muitos desses saíram totalmente reabilitados e reinseridos na sociedade, resgatando assim sua autonomia para as atividades em sua casa ou no trabalho. De acordo com a Coordenação do CER II estes resultados enchem de orgulho e motivação, pois é constatada a importância do trabalho realizado e o que ele pode contribuir para a região da Amures, mas principalmente para as pessoas que estão vulneráveis ou desassistidas.

Ainda, de acordo com a equipe integrante há muito que se fazer ainda, mas hoje há a certeza de que trabalhar com saúde de forma interdisciplinar, comprometida com objetivos terapêuticos de cada paciente e atenta aos percalços inerentes a cada deficiência é o melhor caminho para garantir este resultado - a melhora da qualidade de vida dos pacientes.

O trabalho do CER II é orientado na certeza de que reabilitar não significa “curar a deficiência”, mas implica em um atendimento integrado que vise a independência física, emocional e social dos pacientes atendidos.

Coordenação CER II