PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par761/17 - EC4 |
PROFESSOR |
Rafael Peletti |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II |
0-18404 |
ES |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Logística interna: armazenagem. Logística de distribuição: canais de distribuição e modais de transporte. Logística reversa e meio ambiente. Logística integrada/Gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management). Logística internacional. |
OBJETIVO GERAL |
Logística interna: armazenagem. Logística de distribuição: canais de distribuição e modais de transporte. Logística reversa e meio ambiente. Logística integrada/Gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management). Logística internacional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- analisar, dimensionar corretamente e racionalizar o leiaute, as embalagens, o sistema de paletização, as estruturas de armazenagem, a localização ou endereçamento de materiais, e os equipamentos de movimentação e armazenagem - proceder racionalmente quanto à distribuição física direta e reversa (logística reversa), e quanto ao transporte dos materiais por intermédio da intermodalidade ou multimodalidade - entender a importância individual e coletiva de cada elemento da cadeia de suprimentos, e da necessidade de um gerenciamento integrado dos mesmos - permitir o entendimento dos procedimentos da logística internacional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
INTRODUÇÃO |
1 |
2 |
2. LOGÍSTICA INTERNA (INTRALOGISTICA) - Armazenagem: |
29 |
3 |
3. LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO |
6 |
4 |
4. Portos: nacionais e internacionais, secos e REDEX; Eclusas; Equipamentos de movimentação, transporte e armazenagem; Nomenclatura utilizada nos portos; Incoterms. |
2 |
5 |
5. LOGÍSTICA REVERSA E MEIO AMBIENTE |
1 |
6 |
6. LOGÍSTICA INTEGRADA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (SCM) |
1 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: avaliação integrativa a definir e outras atividades. |
Estratégias:ED: Estudo dirigido |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino aprendizagem. |
|||||||||||
OUTRAS |
Atender as exigências da Resolução do CONSUNI nº 207, de 20/01/2016. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
AVALIAÇÃO 1 |
2.1 a 2.7 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
AVALIAÇÃO 2 |
2.8 a 2.12 |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
AVALIAÇÃO 3 |
3, 4 , 5 , 6 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CASTIGLIONI, José Antônio de Mattos. Logística operacional: guia prático. São Paulo: Érica, 2008. 218 p. ISBN 978-85-365-0181-9. |
|||||||||||
2 |
NOVAES, Antonio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, avaliação e operação. 5. São Paulo: GEN Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788595157217. |
|||||||||||
3 |
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Logística Empresarial. 5. Porto Alegre: Bookman, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788560031467. |
|||||||||||
4 |
PAOLESCHI, Bruno. Almoxarifado e gestão de estoques. 3. São Paulo: Erica, 2019. 1 recurso online. (Temas essenciais em armazenamento e distribuição). ISBN 9788536532400. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597022100. |
|||||||||||
2 |
VIANA, João José. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2011. 448 p. ISBN 978-85-224-2395-8. |
|||||||||||
3 |
PAOLESCHI, Bruno. Estoques e armazenagem. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536513270. |
|||||||||||
4 |
LUZ, Charlene Bitencourt Soster; SILVEIRA, Michele Lisboa. Logística reversa. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786553560437. |
|||||||||||
5 |
LEITE, Paulo Roberto. Logística reversa: sustentabilidade e competitividade: teoria, prática, estratégias. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788547215064. |
|||||||||||
6 |
VALENTE, Amir Mattar et al. Qualidade e produtividade nos transportes. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788522124121. |
|||||||||||
7 |
NEUMANN, Clóvis; SCALICE, Régis Kovacs. Projeto de fábrica e layout. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788595154452. |
|||||||||||
8 |
GESNER, Oliveira (org.). Desafios da infraestrutura no Brasil. São Paulo: Trevisan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595450417. |
|||||||||||
9 |
OLIVEIRA, Tatiana Dornelas de et al. Gestão da distribuição física. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786556900230. |
|||||||||||
10 |
ROJAS, Pablo. Introdução à logística portuária e noções de comércio internacional. Porto Alegre: Bookman, 2014. 1 recurso online. (Tekne). ISBN 9788582601945. |
|||||||||||
11 |
HOLANDA, Thiago Costa et al. Sistemática das operações de logística internacional. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786556900896. |
|||||||||||
12 |
FRAPORTI, Simone; GIACOMELLI, Giancarlo; FONSECA, Joaquim José Rodrigues da. Logística internacional. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595023598. |
|||||||||||
13 |
SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 8. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597015386. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |