Uniplac - Graduação - Administração - Comunicação Empresarial - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par761/17 - EC4

PROFESSOR

Danusia Apparecida Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Comunicação Empresarial

0-18393

ES

2

40


EMENTA

Comunicação como variável estratégica da empresa. Funções da comunicação. Comunicação intra e interorganizacional.


OBJETIVO GERAL

Compreender exatamente o objetivo da comunicação como variável estratégica da empresa e garantir a correta interpretação da mensagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.Reconhecer, utilizando a bibliografia sugerida, o ato de comunicar-se como uma atitude social indispensável.2.Utilizar o processo de comunicação nas relações humanas vivenciadas pelos acadêmicos.3.Oportunizar, em situações práticas, ao acadêmico de administração o aperfeiçoamento da comunicação adaptada à terminologia administrativa.4.Reconhecer a importância do papel da comunicação em uma organização, utilizando estudos de casos.5.Ser capaz de redigir qualquer documento oficial, atendendo ao padrão formal da língua.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Comunicação
Princípios básicos da comunicação social. Os principais problemas envolvendo a comunicação.

2

2

Leitura e Produção
Apreciação e comentário de textos: jornalísticos, informativos e técnicos.
Fundamentação e argumentação de ideias
Exercícios de análise e síntese

2

3

As cinco fases da comunicação na Gestão de Mudanças: conhecimento, persuasão, decisão, experimentação e confirmação.

2

4

O poder da palavra: a arte da conversa decisiva.
Dicas para falar melhor
Papel da comunicação não-verbal: gestos e postura
Clareza, fluência e decisão

2

5

Comunicação mercadológica
Principais ferramentas e canais.
Critérios para uma organização se comunicar com o mercado.
A comunicação com a imprensa.
Comunicação em momentos de crise.
A comunicação de marca.

2

6

Seminários
Marketing pessoal - cap. 9 do Livro Tratado de Comunicação Organizacional e Política. Torquato
CHINEM, Rivaldo. Introdução à comunicação empresarial
ASSAD, Nancy Alberto. As cinco fases da comunicação na gestão de mudanças

10

 

TOTAL DE HORAS

20 h

AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades ; ARM – Aula com Recursos Multimídia; – ; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; TI - Trabalho Individual; .


Estratégias:AEX, ARM EX AED, ARM AED ED ET EX AED EX TI EX, AEX,TI TI, ET, EX, ARM


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Comunicação clara e objetiva. Uso de recursos linguísticos adequados. Concisão. Interação com colegas e professores. Coesão e coerência. Correção ortográfica.

HABILIDADES

Organização. Apresentação do trabalho. Análise de casos e exemplos. Apresentação de soluções para problemas propostos

ATITUDES

Autocontrole. Ética. Liderança. Comprometimento. Postura adequada à situação.

OUTRAS

Participação e interesse. Produção de textos. Exercícios práticos. Avaliação Interdisciplinar do Semestre. Prova Integrativa

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Prova Integrativa

Todas

x

x

x

2

A definir

Avaliação Escrita 1

Todas

x

x

x

4

A definir

x

A definir

Avaliação Escrita 2

Todas

x

x

x

4

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. ed. rev. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. 693 p.

2

TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Thomson, 2010. 303 p. ISBN 978-85-221-1009-4.

3

CHINEM, Rivaldo. Introdução à comunicação empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010. 108p. ISBN 9788502095410.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LEITÃO, Míriam. História do futuro: o horizonte do Brasil no século XXI. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015. 495 p. ISBN 9788520436691.

2

KISSINGER, Henry. Sobre a China. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2011. 556p. ISBN 9788539002993

3

ASSAD, Nancy Alberto. As cinco fases da comunicação na gestão de mudanças. São Paulo: Saraiva, 2010. 143p. ISBN 9788502101708.

4

PATTERSON, Kerry; GRENNY, Joseph; MCMILLAN, Ron; SWITZLER, Al. Conversas decisivas: técnicas para argumentar, persuadir e assumir o controle nos momentos que definem sua carreira. São Paulo: Lua de papel, 2010. 248p. ISBN 9788563066220

5

TERCIOTTI, Sandra Helena. Comunicação empresarial na prática. 3. São Paulo: Saraiva, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788502193994.

obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática