PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par761/17 - EC4 |
PROFESSOR |
Danusia Apparecida Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Comunicação Empresarial |
0-18393 |
ES |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Comunicação como variável estratégica da empresa. Funções da comunicação. Comunicação intra e interorganizacional. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender exatamente o objetivo da comunicação como variável estratégica da empresa e garantir a correta interpretação da mensagem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1.Reconhecer, utilizando a bibliografia sugerida, o ato de comunicar-se como uma atitude social indispensável.2.Utilizar o processo de comunicação nas relações humanas vivenciadas pelos acadêmicos.3.Oportunizar, em situações práticas, ao acadêmico de administração o aperfeiçoamento da comunicação adaptada à terminologia administrativa.4.Reconhecer a importância do papel da comunicação em uma organização, utilizando estudos de casos.5.Ser capaz de redigir qualquer documento oficial, atendendo ao padrão formal da língua. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Comunicação |
2 |
2 |
Leitura e Produção |
2 |
3 |
As cinco fases da comunicação na Gestão de Mudanças: conhecimento, persuasão, decisão, experimentação e confirmação. |
2 |
4 |
O poder da palavra: a arte da conversa decisiva. |
2 |
5 |
Comunicação mercadológica |
2 |
6 |
Seminários |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
20 h |
AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades ; ARM – Aula com Recursos Multimídia; – ; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; TI - Trabalho Individual; . |
Estratégias:AEX, ARM EX AED, ARM AED ED ET EX AED EX TI EX, AEX,TI TI, ET, EX, ARM |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Comunicação clara e objetiva. Uso de recursos linguísticos adequados. Concisão. Interação com colegas e professores. Coesão e coerência. Correção ortográfica. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Organização. Apresentação do trabalho. Análise de casos e exemplos. Apresentação de soluções para problemas propostos |
|||||||||||
ATITUDES |
Autocontrole. Ética. Liderança. Comprometimento. Postura adequada à situação. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação e interesse. Produção de textos. Exercícios práticos. Avaliação Interdisciplinar do Semestre. Prova Integrativa |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Prova Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Escrita 1 |
Todas |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação Escrita 2 |
Todas |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. ed. rev. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. 693 p. |
|||||||||||
2 |
TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação organizacional e política. 2.ed. rev. e ampl. São Paulo: Thomson, 2010. 303 p. ISBN 978-85-221-1009-4. |
|||||||||||
3 |
CHINEM, Rivaldo. Introdução à comunicação empresarial. São Paulo: Saraiva, 2010. 108p. ISBN 9788502095410. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
LEITÃO, Míriam. História do futuro: o horizonte do Brasil no século XXI. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015. 495 p. ISBN 9788520436691. |
|||||||||||
2 |
KISSINGER, Henry. Sobre a China. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2011. 556p. ISBN 9788539002993 |
|||||||||||
3 |
ASSAD, Nancy Alberto. As cinco fases da comunicação na gestão de mudanças. São Paulo: Saraiva, 2010. 143p. ISBN 9788502101708. |
|||||||||||
4 |
PATTERSON, Kerry; GRENNY, Joseph; MCMILLAN, Ron; SWITZLER, Al. Conversas decisivas: técnicas para argumentar, persuadir e assumir o controle nos momentos que definem sua carreira. São Paulo: Lua de papel, 2010. 248p. ISBN 9788563066220 |
|||||||||||
5 |
TERCIOTTI, Sandra Helena. Comunicação empresarial na prática. 3. São Paulo: Saraiva, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788502193994. |
|||||||||||
obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013 |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |