Uniplac - Graduação - Administração - Administração de Marketing II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par761/17 - EC4

PROFESSOR

Jose Adelir Wolf


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Administração de Marketing II

0-18385

ES

2

40


EMENTA

Sistema de informação de marketing para apoio à tomada de decisão. Pesquisa de mercado:

 elaboração de projeto; aplicação da pesquisa; análise e apresentação.


OBJETIVO GERAL

Apresentar os principais conceitos e melhores práticas de pesquisa de mercado. Apresentar e definir a importância de um sistema de informação de marketing.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar métodos e melhores práticas para o planejamento, execução e análise de pesquisas de mercado. Promover o entendimento da importância dos dados estruturados e da informação na tomada de decisão de marketing.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação e discussão do plano de ensino; dos
objetivos; da metodologia de trabalho; da sistemática de
avaliação; dos direitos e obrigações legais.

2

2

2. SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) e
SISTEMA DE SUPORTE ÀS DECISÕES (SSD)
2.1 SIM e SSD: definições e diferenças
2.2 SIM: objetivos, princípios e subsistemas (Sistema de
registros internos, Sistema de inteligência de marketing,
Sistema de pesquisa de marketing, Sistema de apoio às
decisões de marketing)

4

3

3. PESQUISA DE MERCADO - Elaboração do Projeto
3.1 Definição do Problema/oportunidade de Pesquisa
3.2 Concepção/tipos de pesquisa
3.2.1 Pesquisa Exploratória
3.2.1.1 Tipos, Fontes e Formas/Métodos de Coleta de Dados
3.2.1.2 Pesquisa qualitativa
3.2.2 Pesquisa Descritiva
3.2.2.1 Métodos de levantamento
3.2.2.2 Métodos de Observação
3.2.2.3 Pesquisa quantitativa
3.2.3 Pesquisa Causal ou Experimental
3.2.3.1 Experimentos de campo
3.2.3.2 Experimentos de laboratório

6

4

4. PESQUISA DE MERCADO - Aplicação da Pesquisa
4.1 Instrumentos de Coleta de Dados e Medidas
4.1.1 Instrumentos de coleta de dados
4.1.1.1 Projeto do Instrumento questionários e formulários
4.1.1.2 Revisão, Pré-testes e redação final
4.1.2 Processo de medição
4.1.2.1 Tipos básicos de escalas (ordinais, nominais, intervalar,
razão, avaliação, ordenação, comparativas, de diferencial
semântico, Stapel, Thurstone, Likert)
4.2 Amostragem
4.2.1 Amostra ou censo
4.2.2 Elaboração de uma amostragem
4.2.3 Técnicas de amostragem probabilística
4.2.4 Técnicas de amostragem não probabilística
4.2.5 Tamanho da amostra

8

5

5 PESQUISA DE MERCADO - Coleta e Processamento de
dados
5.1 Planejamento das operações de coleta
5.2. Técnicas para coleta de dados
5.3 Processamento dos dados

6

6

6 PESQUISA DE MERCADO - Análise dos Dados
6.1 Métodos descritivos de análise de dados
6.1.1 Medidas de posição
6.1.2 Medidas de dispersão
6.1.3 Métodos de inferência ou inferenciais
6.1.4 Métodos para medir associação
6.1.5 Métodos de correlação e regressão

8

7

7 PESQUISA DE MERCADO - Comunicação dos resultados
7.1 Relatório da Pesquisa
7.2 Apresentação gráfica dos resultados
7.3 Sugestão para apresentações orais

6

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ED - Estudo Dirigido.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado pela capacidade de assimilação, reflexão, visão sistêmica, capacidade de sintetização, analise crítica e posicionamento a respeito dos assuntos tratados, mediante utilização de métodos e metodologia adequada ao objeto estudado.

HABILIDADES

Será observado suas habilidades em comunicar-se verbalmente, gestualmente e/ou de forma escrita, sua criatividade e organização, senso investigativo a respeito dos assuntos tratados.

ATITUDES

ssiduidade, interesse, participação, comprometimento, relacionamento, interação, próatividade, inovação, responsabilidade, liderança, postura adequada a situação, iniciativa, autonomia.

OUTRAS

esolução do CONSUNI nº 207, de 20/01/2016. DEFINE A METODOLOGIA PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA UNIPLAC E REGULAMENTA O ARTIGO 123, PARÁGRAFO ÚNICO DO REGIMENTO GERAL Art. 9º - A avaliação da aprendizagem nos cursos de graduação da UNIPLAC, será realizada, ao longo do semestre, sendo obrigatória, no mínimo: I – Duas avaliações, na forma de provas, trabalhos escritos, relatórios, .... (Peso: 8,0) II – Uma avaliação integrativa interdisciplinar... (Peso: 2,0) §2º - Serão obrigatórias duas recuperações das avaliações durante o semestre. Art. 11 – O registro da avaliação será expresso em conceitos numéricos com algarismos arábicos inteiros de zero (0) a dez (10), distribuídos entre as avaliações programadas, com fracionamento decimal nos conceitos parciais e o arredondamento para número inteiro ou fracionado em 0,5 (zero vírgula cinco) no conceito final. Art. 12 Realizadas as avaliações regulares e as recuperações, deverão ser consideradas a de maior valor para a composição da avaliação final. Art. 13 A aprovação do aluno, no semestre ou ano, será condicionada à obtenção de conceito numérico mínimo de 7,0 (sete vírgula zero) proveniente do somatório dos resultados das avaliações do semestre/ano, com frequência mínima comprovada de 75% (setenta e cinco por cento).

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa 01

2.0

A definir

Avaliação 02

2.0

A definir

Avaliação 03

2.0

A definir

Trabalho 01

4.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7. Porto Alegre: Bookman, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788582605103.

2

MATTAR, Fauze Najib; OLIVEIRA, Braulio; MOTTA, Sérgio L. S. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 7. São Paulo: GEN Atlas, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788595152526.

3

ZANOTTA, Egydio Barbosa. Pesquisa de marketing: foco na definição do problema e sua resolução. 5. ed. São Paulo: Altas. 487 p. ISBN 9788597017779.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CADORIN, Adílcio; DAY, George; KUMAR, Vinay; MARCONDES, Reynaldo Cavalheiro. Pesquisa de marketing. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2001. 745 p. ISBN 852242800X

2

CHURCHILL JR, Gilbert A; BROWN, Tom J; SUTER, Tracy A. Pesquisa básica de marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522113293.

3

COLIN, Emerson C. Pesquisa operacional: 170 aplicações em estratégia, finanças, logística, produção, marketing e vendas. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 501 p. ISBN 9788521615590

4

COSTA, Gislaine Donizeti Fagnani da. Pesquisa operacional aplicada e simulação. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786559031214.

5

HOOLEY, Graham J.; SAUDERS, John A.; PIERCY, Nigel F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 2.ed. São Paulo: Editora Prentice Hall do Brasil Ltda, 2001. 423 p. ISBN 8587918524

6

KOTABE, Masaaki; HELSEN, Kristiaan; BRANDÃO, Ailton Bonfim. Administração de marketing global. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2000. ISBN 8522422680

obs:

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