PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par761/17 - EC4 |
PROFESSOR |
Jose Adelir Wolf |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Administração de Marketing II |
0-18385 |
ES |
2 |
40 |
EMENTA |
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Sistema de informação de marketing para apoio à tomada de decisão. Pesquisa de mercado: elaboração de projeto; aplicação da pesquisa; análise e apresentação. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar os principais conceitos e melhores práticas de pesquisa de mercado. Apresentar e definir a importância de um sistema de informação de marketing. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Apresentar métodos e melhores práticas para o planejamento, execução e análise de pesquisas de mercado. Promover o entendimento da importância dos dados estruturados e da informação na tomada de decisão de marketing. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. INTRODUÇÃO |
2 |
2 |
2. SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM) e |
4 |
3 |
3. PESQUISA DE MERCADO - Elaboração do Projeto |
6 |
4 |
4. PESQUISA DE MERCADO - Aplicação da Pesquisa |
8 |
5 |
5 PESQUISA DE MERCADO - Coleta e Processamento de |
6 |
6 |
6 PESQUISA DE MERCADO - Análise dos Dados |
8 |
7 |
7 PESQUISA DE MERCADO - Comunicação dos resultados |
6 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ED - Estudo Dirigido. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado pela capacidade de assimilação, reflexão, visão sistêmica, capacidade de sintetização, analise crítica e posicionamento a respeito dos assuntos tratados, mediante utilização de métodos e metodologia adequada ao objeto estudado. |
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HABILIDADES |
Será observado suas habilidades em comunicar-se verbalmente, gestualmente e/ou de forma escrita, sua criatividade e organização, senso investigativo a respeito dos assuntos tratados. |
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ATITUDES |
ssiduidade, interesse, participação, comprometimento, relacionamento, interação, próatividade, inovação, responsabilidade, liderança, postura adequada a situação, iniciativa, autonomia. |
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OUTRAS |
esolução do CONSUNI nº 207, de 20/01/2016. DEFINE A METODOLOGIA PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA UNIPLAC E REGULAMENTA O ARTIGO 123, PARÁGRAFO ÚNICO DO REGIMENTO GERAL Art. 9º - A avaliação da aprendizagem nos cursos de graduação da UNIPLAC, será realizada, ao longo do semestre, sendo obrigatória, no mínimo: I – Duas avaliações, na forma de provas, trabalhos escritos, relatórios, .... (Peso: 8,0) II – Uma avaliação integrativa interdisciplinar... (Peso: 2,0) §2º - Serão obrigatórias duas recuperações das avaliações durante o semestre. Art. 11 – O registro da avaliação será expresso em conceitos numéricos com algarismos arábicos inteiros de zero (0) a dez (10), distribuídos entre as avaliações programadas, com fracionamento decimal nos conceitos parciais e o arredondamento para número inteiro ou fracionado em 0,5 (zero vírgula cinco) no conceito final. Art. 12 Realizadas as avaliações regulares e as recuperações, deverão ser consideradas a de maior valor para a composição da avaliação final. Art. 13 A aprovação do aluno, no semestre ou ano, será condicionada à obtenção de conceito numérico mínimo de 7,0 (sete vírgula zero) proveniente do somatório dos resultados das avaliações do semestre/ano, com frequência mínima comprovada de 75% (setenta e cinco por cento). |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa 01 |
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2.0 |
A definir |
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Avaliação 02 |
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2.0 |
A definir |
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Avaliação 03 |
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2.0 |
A definir |
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Trabalho 01 |
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4.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7. Porto Alegre: Bookman, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788582605103. |
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2 |
MATTAR, Fauze Najib; OLIVEIRA, Braulio; MOTTA, Sérgio L. S. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 7. São Paulo: GEN Atlas, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788595152526. |
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3 |
ZANOTTA, Egydio Barbosa. Pesquisa de marketing: foco na definição do problema e sua resolução. 5. ed. São Paulo: Altas. 487 p. ISBN 9788597017779. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CADORIN, Adílcio; DAY, George; KUMAR, Vinay; MARCONDES, Reynaldo Cavalheiro. Pesquisa de marketing. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2001. 745 p. ISBN 852242800X |
|||||||||||
2 |
CHURCHILL JR, Gilbert A; BROWN, Tom J; SUTER, Tracy A. Pesquisa básica de marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522113293. |
|||||||||||
3 |
COLIN, Emerson C. Pesquisa operacional: 170 aplicações em estratégia, finanças, logística, produção, marketing e vendas. Rio de Janeiro: LTC, 2007. 501 p. ISBN 9788521615590 |
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4 |
COSTA, Gislaine Donizeti Fagnani da. Pesquisa operacional aplicada e simulação. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786559031214. |
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5 |
HOOLEY, Graham J.; SAUDERS, John A.; PIERCY, Nigel F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 2.ed. São Paulo: Editora Prentice Hall do Brasil Ltda, 2001. 423 p. ISBN 8587918524 |
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6 |
KOTABE, Masaaki; HELSEN, Kristiaan; BRANDÃO, Ailton Bonfim. Administração de marketing global. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2000. ISBN 8522422680 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |