PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par761/17 - EC4 |
PROFESSOR |
Ciro Antonio Fernandes |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Administração de Marketing I |
0-18380 |
ES |
4 |
80 |
EMENTA |
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Conceitos, evolução e funções do marketing. Composto mercadológico. Análise do ambiente de marketing. Administração de vendas. Comportamento do consumidor. Planejamento estratégico corporativo e planos de marketing. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar a compreensão e aplicação dos fundamentos, princípios, técnicas e desenvolvimento de marketing, sua aplicabilidade nas organizações e no estabelecimento de estratégias competitivas no mundo dos negócios. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Oportunizar o conhecimento e a correlação dos conceitos, métodos e técnicas aplicadas ao Marketing com relação a outras áreas da administração. Apresentar aos acadêmicos o papel do Marketing no cotidiano empresarial, como diferencial de estratégia para atingimento de metas e objetivos organizacionais. Desenvolver habilidades nos acadêmicos para a identificação de problemas e oportunidades mercadológicas, no contexto de um meio-ambiente em constante mutação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.0. INTRODUÇÃO |
2 |
2 |
2.0. HISTÓRIA, EVOLUÇÃO, CONCEITOS E FUNÇÕES DE |
10 |
3 |
3.0. O COMPOSTO MERCADOLÓGICO/DE MARKETING. Os N |
8 |
4 |
4.0. PROMOÇÃO. Comunicação, Mix de comunicação |
14 |
5 |
5.0. PRAÇA. DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS |
4 |
6 |
6.0. ANALISE DO AMBIENTE DE MARKETING |
8 |
7 |
7.0 PLANO DE MARKETING |
6 |
8 |
8.0. ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS |
10 |
9 |
9.0. ANALISE DE MERCADOS |
4 |
10 |
10.0. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO |
4 |
11 |
11.0. SATISFAÇÃO, VALOR E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
78 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse de atividade extensionista. |
Estratégias:ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; TI - Trabalho Individual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Dois testes escritos no decurso do semestre. Seminários. Produção de textos. Prova interdisciplinar. |
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HABILIDADES |
Serão observadas suas habilidades em comunicar-se verbalmente e/ou de forma escrita, em realizar leitura e refletir a respeito dos assuntos tratados. |
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ATITUDES |
Assiduidade, Respeito, Interesse, Postura, Comprometimento e Capacidade individual e coletiva de relacionamento. |
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OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação de conteúdo 1 |
1 a 5 |
|
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|
5.00 |
06/05/2024 |
x |
13/05/2024 |
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Avaliação de conteúdo 2 |
6 a 10 |
|
|
|
5.00 |
17/06/2024 |
x |
24/06/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 978-85-8143-000-3. |
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2 |
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de varejo. 5. São Paulo: Atlas, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788522478804. |
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3 |
TURCHI, Sandra R. Estratégia de marketing digital e e-commerce. 2. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597015409. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
DEMO, Gisela (org.). Marketing de relacionamento & comportamento do consumidor: estado da arte, produção nacional, novas medidas e estudos empíricos. São Paulo: Atlas, 2015. 140 p. ISBN 9788522497249. |
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2 |
COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 4. São Paulo: GEN Atlas, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788595155787. |
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3 |
LODISH, Leonard; MORGAN, Howard Lee; KALLIANPUR, Amy. Empreendedorismo e marketing: lições do curso de MBA da Warthon School. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. 289 p. ISBN 853520914x |
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4 |
ROSENBLOOM, Bert. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522122035. |
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5 |
TEIXEIRA, Fernando. Inteligência artificial em marketing e vendas: um guia para gestores de pequenas, médias e grandes empresas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555204858. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |