Uniplac - Graduação - Administração - Mercados e Tendências Mundial - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par761/17 - EC4

PROFESSOR

Adriana Pedrotti Gamba


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Mercados e Tendências Mundial

0-17478

ES

2

40


EMENTA

O processo histórico de internacionalização das economias. Geopolítica do poder global. Organismos internacionais de apoio e mediação. Produção, Comércio e Fluxo de Capitais. Competição, Competitividade e Estratégias Internacionais. Formação de blocos versus fortalecimento das regiões. Relação entre países centrais e periféricos. Desenvolvimento Sustentável.


OBJETIVO GERAL

Apresentar aos alunos as mudanças que ocorrem nos variados cenários mundiais, seu contexto e significados socioeconômicos e os impactos decorrentes tanto em termos regionais como nacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

De forma à: 1-Entender o processo de globalização na produção; 2-Compreender o processo de globalização financeira da economia; 3-Compreender o movimento de capitais e Investimento Externo Direto (IED) de uma economia; 4-Compreender como a tecnologia afeta as organizações dos mercados e das empresas em uma economia globalizada; 5-Conhecer as relações Centro – Periferia e as crises de governabilidade de uma economia globalizada; 6-Compreender a integração regional como consequência do processo de globalização.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1-O PROCESSO HISTÓRICO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS ECONOMIAS:
1.1- Globalização: Histórico e Tipos;
1.2- Globalização produtiva;
1.3-Globalização financeira;
1.4-Globalização Cultura e Identidade;
1.5-A nova divisão Internacional do trabalho e os novos modelos de desenvolvimento.

10

2

2-PROBLEMAS DE GOVERNABILIDADE E MERCADO GLOBALIZADO:
2.1-As crises de governabilidade do mercado globalizado;
2.2-Globalização, Hegemonia e Império;
2.3-Crise Norte Americana.

6

3

3-RELAÇÕES ENTRE PAÍSES INDUSTRIALIZADOS E EMERGENTES:
3.1-Brasil;
3.2-Rússia;
3.3-Índia;
3.4-China;
3.5-África do Sul.

6

4

4-TECNOLOGIA E A GLOBALIZAÇÃO:
4.1-A tecnologia na Ação Mundial dos blocos;
4.2-Tecnologia,Cooperação oligopolista e Barreiras de entradas.

4

5

5- CENTRO& PERIFERIA:
5.1- A continuidade das relações centro X periferia;
5.2- Espaço e poder, centro X periferia.

4

6

6-REGIONALIZAÇÃO:
6.1-Fragmentação e integração da Economia Mundial;
6.2-Blocos Econômicos.
7.0-Conforme o art 4° da resolução do consuni n° 292/2017, os alunos cumprirão em “7” aulas, as seguintes atividades de prática extraclasse: “Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios”.

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FIORI, José Luís; MEDEIROS, Carlos. Polarização mundial e crescimento. Petrópolis: Editora Vozes, 2001. 344 p. (Coleção Zero À Esquerda) ISBN 853262637-8

2

ULTRAMARI, Clovis. Desenvolvimento local e regional. Curitiba: InterSaberes, 2012. 157 p. ISBN 9788582123522.

3

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2000. 238 p. ISBN 85-11-8078-3.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LUDOVICO, Nelson. Mercados e negócios internacionais. São Paulo: Saraiva, 2007. 1 recurso online. ISBN 9788502138841.

2

SALVATORE, Dominick. Economia internacional. 6.ed. São Paulo: LTC, 1998. 436 p. ISBN 8521612095

3

SILVA, César Robero Leite da; LUIZ, Sinclayr. Economia e mercados: introdução à economia. 20. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788547227739.

4

CAVES, Richard E.; FRANKEL, Jeffrey A.; JONES, Ronald W. Economia internacional: comércio e transações globais. São Paulo: Editora Saraiva, 2001. 598 p. ISBN 8502033417

5

DICKEN, Peter. Mudança global: mapeando as novas fronteiras da economia mundial. 5. Porto Alegre: Bookman, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788577806515.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática