Uniplac - Graduação - Pedagogia - História da Educação - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Marileia Aparecida Wolff Tubs

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

História da Educação

0-19147

4

80

 

EMENTA

História da educação. Introdução aos períodos: da antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador. Principais teorias e pr´sticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade.

 

OBJETIVO GERAL

Proporcionar o conhecimento e a compreensão das questões do passado, numa perspectiva situada temporalmente, mas também dinâmica, permitindo a comparação entre épocas, políticas e correntes pedagógicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Aprofundar estudos e conceitos acerca da História da Educação, dos períodos históricos: Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea e seus principais aspectos educacionais. 2. Compreender as implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. 3. Reconhecer que os fundamentos teóricos metodológicos são importantes para a formação do educador. 4. Identificar as principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade. 5. Atuar na prática e no contexto educacional sobre a realidade vigente em cada espaço de atuação do educador.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

História da Educação.
Introdução aos períodos da Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea.
1-Introdução ao estudo de História da Educação.
2-Introdução aos períodos históricos: Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea.
3-Principais aspectos educacionais na Antiguidade e Idade Média.

17

2

As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma.
1-Aspectos político-pedagógicos do Humanismo Renascentista.
2-Aspectos político-pedagógicos da Reforma e da Contrarreforma.
3-Jean-Jacques Rousseau e o iluminismo

18

3

Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador.
1-Contextualização sobre o ensino de História.
2-O saber histórico na formação do educador.
3-Principais abordagens históricas e fontes históricas

15

4

Principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade.
1-Teorias da educação.
2-Principais teorias e práticas educacionais.
3-Principais teorias e práticas educacionais contemporâneas.

15

5

Prática como componente curricular - PCC
Pesquisa documental numa instituição escolar.
(Conteúdos integrados às demais unidades)

15

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Descrição, leitura, elaboração de conceito, definições, pesquisa de campo, linha do tempo, quadro comparativo, filmes registros, comentários escritos, quadro sinóptico e glossário. Síntese, produção individual, pesquisas, leituras. Ensaios, pesquisas em fontes históricas, registros, seminários, produção individual. Lista, biografia, quadro sinóptico, síntese, produção individual, problematização, pesquisas, leituras. Leitura, linha do tempo, pesquisa de campo, bibliográfica e documental, entrevistas, mini escritos, comentários, participação individual, análises.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética.

OUTRAS

As formas de avaliação será Integrativa e operativa. Formativa. Diagnóstica. Processual.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

 

 

 

2.0

A definir

 

 

História da Educação. Introdução aos períodos da Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea.

01

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma.

02

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador.

03

 

 

 

1

A definir

x

A definir

Principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade.

04

 

 

 

2.0

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999. 701 p. ISBN 8571392609.

2

GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2010. Número de chamada: 370.903 P371

3

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2000. Número de chamada: 370.9 M266h

 

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3.ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 2019. Número de chamada: 370.9 A662h

2

MARROU, Henri Irenée. História da educação na antiguidade. Campinas: Kírion, 2017. Número de chamada: 370.9 M361h

3

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. A educação escolar em perspectiva histórica. Campinas: Autores Associados, 2005. Número de chamada: 371.09 E21

4

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil.  5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019. Número de chamada: 370.1 S267h

5

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara (org). Histórias e memórias da educação no Brasil. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. v. 1, 2, 3. Número de chamada: 370.981 H673

obs:

 

 

 

 

 

 ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3.ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 2019. Número de chamada: 370.9 A662h

 

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