PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR | Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
História da Educação | 0-19147 | 1º | 4 | 80 |
EMENTA |
História da educação. Introdução aos períodos: da antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador. Principais teorias e pr´sticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o conhecimento e a compreensão das questões do passado, numa perspectiva situada temporalmente, mas também dinâmica, permitindo a comparação entre épocas, políticas e correntes pedagógicas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Aprofundar estudos e conceitos acerca da História da Educação, dos períodos históricos: Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea e seus principais aspectos educacionais. 2. Compreender as implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. 3. Reconhecer que os fundamentos teóricos metodológicos são importantes para a formação do educador. 4. Identificar as principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade. 5. Atuar na prática e no contexto educacional sobre a realidade vigente em cada espaço de atuação do educador. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | História da Educação. | 17 |
2 | As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. | 18 |
3 | Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador. | 15 |
4 | Principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade. | 15 |
5 | Prática como componente curricular - PCC | 15 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias:Descrição, leitura, elaboração de conceito, definições, pesquisa de campo, linha do tempo, quadro comparativo, filmes registros, comentários escritos, quadro sinóptico e glossário. Síntese, produção individual, pesquisas, leituras. Ensaios, pesquisas em fontes históricas, registros, seminários, produção individual. Lista, biografia, quadro sinóptico, síntese, produção individual, problematização, pesquisas, leituras. Leitura, linha do tempo, pesquisa de campo, bibliográfica e documental, entrevistas, mini escritos, comentários, participação individual, análises. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Domínio conceitual. | ||||||||
HABILIDADES | Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. | ||||||||
ATITUDES | Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética. | ||||||||
OUTRAS | As formas de avaliação será Integrativa e operativa. Formativa. Diagnóstica. Processual. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | Todas |
|
|
| 2.0 | A definir |
|
| |
História da Educação. Introdução aos períodos da Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea. | 01 |
|
|
| 2.0 | A definir | x | A definir | |
As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. | 02 |
|
|
| 2.0 | A definir | x | A definir | |
Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador. | 03 |
|
|
| 1 | A definir | x | A definir | |
Principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade. | 04 |
|
|
| 2.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999. 701 p. ISBN 8571392609. |
2 | GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A pedagogia: teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. Petrópolis: Vozes, 2010. Número de chamada: 370.903 P371 |
3 | MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2000. Número de chamada: 370.9 M266h
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
1 | ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3.ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 2019. Número de chamada: 370.9 A662h | |
2 |
| |
3 | MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. A educação escolar em perspectiva histórica. Campinas: Autores Associados, 2005. Número de chamada: 371.09 E21 | |
4 | SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019. Número de chamada: 370.1 S267h | |
5 |
| |
obs: | ||
| ||
| ||
| ||
| ||
|
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3.ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 2019. Número de chamada: 370.9 A662h
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |