PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia Par053/22 |
PROFESSOR | Marcelo Della Justina Arruda |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Filosofia da Educação | 0-19145 | 1º | 4 | 80 |
EMENTA |
Filosofia e Educação. Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar o sentido e o significado da educação, sob o ponto de vista filosófico, através da reflexão sobre a relação existente entre educação, filosofia e ideologia. Explicitação crítica das correntes da filosofia da educação no Brasil. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar as diferentes formas de expressar o conhecimento nas origens da filosofia da educação; - Conhecer as principais contribuições dos filósofos gregos - Sócrates, Platão e Aristóteles - para a base e o desenvolvimento da filosofia da educação; - Familiarizar-se com o pensamento da escola de Alexandria para o desenvolvimento da ciência; - Caracterizar os períodos da patrística e escolástica enquanto o encontro da filosofia cristã com a filosofia greco-romana e seus efeitos ao longo da idade média; - Familiarizar-se com os principais pensadores da filosofia da educação no período da Idade Moderna; - Demonstrar a contribuição de cada um dos filósofos refletidos para pensar a educação nos dias atuais; - Compreender as contribuições dos principais filósofos da contemporaneidade para o campo da educação; - Conhecer e estabelecer relações entre a teoria e a prática dos fundamentos filosóficos da educação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | ANTIGUIDADE | 26 |
2 | MEDIEVAL | 28 |
3 | PERÍODO CONTEMPORÂNEO | 26 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Teóricos e práticos. Visão sistêmica. Capacidade de análise crítica. | ||||||||
HABILIDADES | Aprender a conhecer. Aprender a fazer. Aprender a viver juntos. Aprender a ser. | ||||||||
ATITUDES | Participação. Assiduidade. Comprometimento. | ||||||||
OUTRAS | . | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | Todas as unidade | x | x | x | 2.0 | A definir |
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Avaliação 1 | Unidade 1 | x | x | x | 4.0 | 08/05/2024 | x | 15/05/2024 | |
Trabalho em Grupo | Todas | x | x | x | 3 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da educação. 3.ed. rev.ampl. São Paulo: Moderna, 2006. Número de chamada: 370.1 A662f |
2 | GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2. ed. São Paulo: Manole, 2012. Número de chamada: 370.981 G425f |
3 | PAVIANI, Jayme. Problemas de filosofia da educação: o cultural, o político, o ético na escola. o pedagógico, o epistemológico no ensino. 8.ed. Porto Alegre: EDUCS, 2010. Número de chamada: 370.1 P338p |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
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4 | NOBRE, Marcos; REGO, José Marcio. Conversas com filósofos brasileiros. São Paulo: Ed. 34, 2001. Número de chamada: 109 N754c | |
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obs:. | ||
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Para a atenticação do plano de ensino |