Uniplac - Graduação - Pedagogia - Filosofia da Educação - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Marcelo Della Justina Arruda

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Filosofia da Educação

0-19145

4

80

 

EMENTA

Filosofia e Educação. Educação como objeto de reflexão filosófica. Filosofia da educação no Brasil.

 

OBJETIVO GERAL

Proporcionar o sentido e o significado da educação, sob o ponto de vista filosófico, através da reflexão sobre a relação existente entre educação, filosofia e ideologia. Explicitação crítica das correntes da filosofia da educação no Brasil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar as diferentes formas de expressar o conhecimento nas origens da filosofia da educação; - Conhecer as principais contribuições dos filósofos gregos - Sócrates, Platão e Aristóteles - para a base e o desenvolvimento da filosofia da educação; - Familiarizar-se com o pensamento da escola de Alexandria para o desenvolvimento da ciência; - Caracterizar os períodos da patrística e escolástica enquanto o encontro da filosofia cristã com a filosofia greco-romana e seus efeitos ao longo da idade média; - Familiarizar-se com os principais pensadores da filosofia da educação no período da Idade Moderna; - Demonstrar a contribuição de cada um dos filósofos refletidos para pensar a educação nos dias atuais; - Compreender as contribuições dos principais filósofos da contemporaneidade para o campo da educação; - Conhecer e estabelecer relações entre a teoria e a prática dos fundamentos filosóficos da educação.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

ANTIGUIDADE
Tópico 1 – Pensamento Mítico e Educação.
Tópico 2 – Filósofos Pré-Socráticos.
Tópico 3 – A Era Clássica.
Tópico 4 – Helenismo.

26

2

MEDIEVAL
Tópico 1 – Patrística.
Tópico 2 – Escolástica.
MODERNIDADE
Tópico 1 – O conhecimento na perspectiva de Francis Bacon e René Descartes: O Racionalismo.
Tópico 2 – O conhecimento na perspectiva de John Locke: O Empirismo.
Tópico 3 – O conhecimento na perspectiva de Immanuel Kant: O Criticismo.
Tópico 4 – O conhecimento na perspectiva de Jean Jacques Rousseau: O retorno à natureza.

28

3

PERÍODO CONTEMPORÂNEO
Tópico 1 – Karl Marx e a educação
Tópico 2 – Antonio Gramsci e a educação
Tópico 3 – Darcy Ribeiro e a perspectiva brasileira de educação.
Tópico 4 – Paulo Freire e a educação.
Tópico 5 – Dermeval Saviani e a educação.

26

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Teóricos e práticos. Visão sistêmica. Capacidade de análise crítica.

HABILIDADES

Aprender a conhecer. Aprender a fazer. Aprender a viver juntos. Aprender a ser.

ATITUDES

Participação. Assiduidade. Comprometimento.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas as unidade

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 1

Unidade 1

x

x

x

4.0

08/05/2024

x

15/05/2024

Trabalho em Grupo

Todas

x

x

x

3

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofia da educação. 3.ed. rev.ampl. São Paulo: Moderna, 2006. Número de chamada: 370.1 A662f

2

GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2. ed. São Paulo: Manole, 2012. Número de chamada: 370.981 G425f

3

PAVIANI, Jayme. Problemas de filosofia da educação: o cultural, o político, o ético na escola. o pedagógico, o epistemológico no ensino. 8.ed. Porto Alegre: EDUCS, 2010. Número de chamada: 370.1 P338p

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. 12 ed. São Paulo: Ática, 2002. Número de chamada: 100 C496c

2

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. 2. São Paulo: Grupo Almedina, 2018. (Textos filosóficos). Recurso online

3

LUCKESI, Cipriano. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Número de chamada: 370.1 L941f

4

NOBRE, Marcos; REGO, José Marcio. Conversas com filósofos brasileiros. São Paulo: Ed. 34, 2001. Número de chamada: 109 N754c

5

REALE, Giovanni. História da filosofia antiga: das origens a Sócrates.  4. ed. São Paulo: Loyola, 1993. v. 1. Número de chamada: 109 R288h

obs:.

 

 

 

 

 

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática