Uniplac - Graduação - Administração - Tecnologias da Informação e Comunicação - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

PROFESSOR

Cristina Yamaguchi, Jaime Farias Dresch, Madalena Pereira da Silva

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Tecnologias da Informação e Comunicação

0-17267

4

80

 

EMENTA

Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento.

 

OBJETIVO GERAL

Promover a alfabetização midiática e informacional em ambientes digitais durante formação no ensino superior.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Capacitar o graduando para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional. • Potencializar o uso de linguagens com ferramentas digitais. • Conhecer características de aprendizagem virtual em rede. • Desenvolver conhecimento colaborativamente.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Ambientação ao AVA
Ensino superior e educação a distância
• Netiquetas
• Plágio

20

2

Informática básica
• Editoração e formatação de textos acadêmicos de acordo com as normas técnicas da ABNT
• Apresentações digitais
• Construção de mapas mentais
• Ferramentas, linguagens e formações culturais.

20

3

Comunidades de aprendizagem virtual
• Mudança de paradigma
• Aprendizagem em rede 
• Universidades virtuais

20

4

Ambientes colaborativos
• Características de ambientes colaborativos 
• Espaços de aprendizagem

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias: Fórum temático. Trabalho Individual. Trabalho em Grupo. Fórum temático. Fórum Temático. Mapa mental. Trabalho em Grupo. Fórum Temático.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas.

HABILIDADES

Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede.

ATITUDES

Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens.

OUTRAS

Não se aplica.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Fórum Avaliativo

Unidade 1

x

x

x

0.5

05/02/2024

 

 

Fórum Avaliativo

Unidade 2

x

x

x

0.5

08/03/2024

 

 

Fórum Avaliativo

Unidade 3

x

x

x

0.5

05/04/2024

 

 

Fórum Avaliativo

Unidade 4

x

x

x

0.5

03/05/2024

 

 

Atividade Avaliativa

Unidade 1

x

x

x

0.8

16/02/2024

x

05/04/2024

Atividade Avaliativa

Unidade 2

x

x

x

0.7

01/03/2024

x

05/04/2024

Atividade Avaliativa

Unidade 3

x

x

x

0.7

12/04/2024

x

31/05/2024

Atividade Avaliativa

Unidade 4

x

x

x

0.7

26/04/2024

x

31/05/2024

Avaliação Final

Todas

x

x

x

5.1

17/06/2024

x

24/06/2024

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BEHAR, Patricia Alejandra. Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013. 312p. ISBN 9788565848428

2

FAVA, Rui. Educação para o século XXII: a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2016. 1 recurso online. ISBN 978-85-472-0494-5.

3

GABRIEL, Martha. Educar: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788502204881.

4

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004. 216 p. ISBN 8536304774

5

TAJRA, Sanmya Feitosa. Desenvolvimento de projetos educacionais: mídias e tecnologias. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536522203.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BISCALCHIN, Ana Carolina Silva; DE ALMEIDA, Marco Antonio. Apropriações sociais da tecnologia: ética e netiqueta no universo da infocomunicação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, n. 1, p. 193-207, 2011.

2

KOEFENDER, Caroline. O crime de plágio em trabalhos acadêmicos. 2018. 104 f. Monografia (Especialização) - Curso de Direito, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lageado, 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2019

3

MOORE, Michael. Educação à distância uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

4

THOMÉ, Nilson. Considerações sobre o Plágio Acadêmico na Produção Científica. Texto para reflexão nos "Diálogos Integradores" de 11/06/2011.

5

TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, p. 61-93, 2014.

obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo.

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática