PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Cleveonei da Silva |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fundamentos de Marketing |
0-19160 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Conceitos, Evolução e funções do marketing. Composto mercadológico. Análise do ambiente de marketing. Administração de vendas. Comportamento do consumidor. Marketing Verde. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar a compreensão, aplicação e evolução dos fundamentos, princípios, técnicas e desenvolvimento de marketing, sua aplicabilidade nas organizações e no estabelecimento de estratégias competitivas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
? Oportunizar o conhecimento e a correlação dos conceitos, métodos e técnicas aplicadas ao Marketing com relação a outras áreas da administração. ? Apresentar aos acadêmicos o papel do Marketing no cotidiano empresarial, como diferencial de estratégia para atingimento de metas e objetivos organizacionais. ? Desenvolver habilidades nos acadêmicos para a identificação de problemas e oportunidades mercadológicas, no contexto de um meio ambiente em constante mutação. ? Compreender as nuances mercadológicas constantes no comportamento de compra. ? Relacionar o atual momento de marketing com as demandas latentes da sociedade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.0 Conceitos, evolução e funções do marketing |
10 |
2 |
2.0 Composto mercadológico |
8 |
3 |
3.0 Análise do ambiente de marketing |
4 |
4 |
4.0 Administração de vendas |
3 |
5 |
5.0 Comportamento do consumidor. |
3 |
6 |
6.0 Plano de Marketing |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada ARM – Aula com Recursos Multimídia EC – Estudo de Caso ET – Estudo de Texto EX – Exercício de Fixação SE – Seminário SI – Simulação TG - Trabalho em Grupo |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliação individual e trabalhos em grupo envolvendo as temáticas do semestre. |
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HABILIDADES |
Criatividade na resolução de problemas. Poder de análise e geração de alternativas envolvendo as variáveis de marketing. |
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ATITUDES |
Assiduidade, Respeito, Interesse, Postura, Comprometimento e Capacidade individual e coletiva de relacionamento. |
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OUTRAS |
. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1 a 6 |
x |
x |
x |
2.0 |
23/06/2024 |
|
|
||||
Avaliação 1 |
1 a 3 |
x |
x |
|
2.5 |
01/04/2024 |
x |
08/04/2024 |
||||
Avaliação 2 |
3 a 6 |
x |
|
|
2.5 |
10/06/2024 |
x |
17/06/2024 |
||||
Trabalho do semestre |
1 a 6 |
x |
x |
x |
2.0 |
01/07/2024 |
|
|
||||
Envolvimento no processo de ensino aprendizagem - (frequência/participação/resolução atividades) |
|
x |
x |
x |
1.0 |
01/07/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
KUAZAQUI, Edmir (org.); HADDAD, Helder; MARANGONI, Matheus Matsuda. Gestão de marketing 4.0: casos, modelos e ferramentas. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597022889. |
|||||||||||
2 |
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 215 p. ISBN 978-85-352-3869-3. |
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3 |
DIAS, Sergio Roberto. Gestão de marketing. 2. São Paulo: Saraiva, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788502126725. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
GISELA DEMO. Marketing de Relacionamento & Comportamento do Consumidor. 1. Atlas 2015 ISBN 9788522497249 |
|||||||||||
2 |
DIAS; Reinaldo. Marketing Ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. São Paulo: Atlas, 2014. |
|||||||||||
3 |
KOTLER, Philip; ARMSTRONG. Princípios de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2015. |
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4 |
______ ;KARTAJAYA Hermawan. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. 9 ed. Sextante, 2019 |
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5 |
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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