Uniplac - Graduação - Administração - Fundamentos de Marketing - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Cleveonei da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Fundamentos de Marketing

0-19160

2

40


EMENTA

Conceitos, Evolução e funções do marketing. Composto mercadológico. Análise do ambiente de marketing. Administração de vendas. Comportamento do consumidor. Marketing Verde.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar a compreensão, aplicação e evolução dos fundamentos, princípios, técnicas e desenvolvimento de marketing, sua aplicabilidade nas organizações e no estabelecimento de estratégias competitivas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Oportunizar o conhecimento e a correlação dos conceitos, métodos e técnicas aplicadas ao Marketing com relação a outras áreas da administração. ? Apresentar aos acadêmicos o papel do Marketing no cotidiano empresarial, como diferencial de estratégia para atingimento de metas e objetivos organizacionais. ? Desenvolver habilidades nos acadêmicos para a identificação de problemas e oportunidades mercadológicas, no contexto de um meio ambiente em constante mutação. ? Compreender as nuances mercadológicas constantes no comportamento de compra. ? Relacionar o atual momento de marketing com as demandas latentes da sociedade.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.0 Conceitos, evolução e funções do marketing
1.1 Conceitos de marketing
1.2 Evolução do marketing
1.2.1 Marketing 1.0
1.2.2 Marketing 2.0
1.2.3 Marketing 3.0
1.2.4 Marketing 4.0
1.2.5 Marketing 5.0
1.3 Funções do marketing
1.4 Marketing verde

10

2

2.0 Composto mercadológico
2.1 Concepção de composto mercadológico
2.1.1 Os P’s

8

3

3.0 Análise do ambiente de marketing
3.1 Macroambiente
3.2 Ambiente Demográfico
3.2 Ambiente Econômico
3.3 Ambiente Natural
3.4 Ambiente Tecnológico
3.5 Ambiente político e legal
3.6 Ambiente sociocultural

4

4

4.0 Administração de vendas
4.1 Planejamento da força de vendas
4.2 Definição de funil de vendas
4.3 Marketing de relacionamento

3

5

5.0 Comportamento do consumidor.
5.1 Fatores internos e externos que influenciam o comportamento de compra.

3

6

6.0 Plano de Marketing
6.1 Conceito
6.2 Etapas para elaboração do Plano de marketing
6.3 Ferramentas para estruturação

12

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada ARM – Aula com Recursos Multimídia EC – Estudo de Caso ET – Estudo de Texto EX – Exercício de Fixação SE – Seminário SI – Simulação TG - Trabalho em Grupo


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação individual e trabalhos em grupo envolvendo as temáticas do semestre.

HABILIDADES

Criatividade na resolução de problemas. Poder de análise e geração de alternativas envolvendo as variáveis de marketing.

ATITUDES

Assiduidade, Respeito, Interesse, Postura, Comprometimento e Capacidade individual e coletiva de relacionamento.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1 a 6

x

x

x

2.0

23/06/2024

Avaliação 1

1 a 3

x

x

2.5

01/04/2024

x

08/04/2024

Avaliação 2

3 a 6

x

2.5

10/06/2024

x

17/06/2024

Trabalho do semestre

1 a 6

x

x

x

2.0

01/07/2024

Envolvimento no processo de ensino aprendizagem - (frequência/participação/resolução atividades)

x

x

x

1.0

01/07/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KUAZAQUI, Edmir (org.); HADDAD, Helder; MARANGONI, Matheus Matsuda. Gestão de marketing 4.0: casos, modelos e ferramentas. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597022889.

2

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 215 p. ISBN 978-85-352-3869-3.

3

DIAS, Sergio Roberto. Gestão de marketing. 2. São Paulo: Saraiva, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788502126725.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GISELA DEMO. Marketing de Relacionamento & Comportamento do Consumidor. 1. Atlas 2015 ISBN 9788522497249

2

DIAS; Reinaldo. Marketing Ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. São Paulo: Atlas, 2014.

3

KOTLER, Philip; ARMSTRONG. Princípios de Marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson, 2015.

4

______ ;KARTAJAYA Hermawan. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. 9 ed. Sextante, 2019

5

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

obs:

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