PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR | Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR | Dejenane de Souza Monteiro, Lilia Aparecida Kanan |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Comportamento Organizacional | 0-19158 | 1º | 4 | 80 |
EMENTA |
Variáveis que afetam o comportamento organizacional. Novos modelos do design do trabalho. Papel e desafios do gestor. Modelos de colaboração e estilos de gestão. Aprendizagem organizacional e e-learning. Cultura de excelência e liderança. Tomada de decisão em administração. Perspectivas teóricas e aplicadas de motivação. Criatividade e inovação. Contexto social do trabalho: grupos e equipes de alto desempenho; comunicação; conflitos e negociações; inclusão no e pelo trabalho. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver os alunos na concepção dos fatores que estão associados ao comportamento humanos nas organizações, para proposições de soluções com foco em um ambiente organizacional voltado para pessoas e resultados. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Caracterizar o trabalho identificando seus componentes em relação à dimensão humana; • Identificar as dinâmicas organizacionais considerando o comportamento do trabalhador em relação ao trabalho, no que diz respeito às mudanças organizacionais e novos modelos do design do trabalho; • Identificar os componentes da cultura e clima organizacional; • Conhecer as características individuais e das equipes no que concerne à personalidade e aos comportamentos; • Identificar aspectos motivacionais relacionados à satisfação, engajamento e desempenho profissional; • Descrever as principais teorias da liderança estabelecendo relação com 'poder' e 'controle'. Discutir os aspectos da liderança, considerando as perspectivas emergentes da liderança nos processos de tomada de decisão e contingências das Tecnologias da informação e comunicação (TICs); • Identificar como as organizações podem administrar com eficácia a diversidade no ambiente de trabalho; • Identificar os fatores de risco e de proteção psicossocial no trabalho, através da compreensão dos fenômenos ocorridos no contexto organizacional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1 Dinâmica da Organizações 1.1 Contextualização das teorias organizacionais clássicas e contemporâneas 1.2 Personalidade e comportamento organizacional 1.3 Comprometimento e engajamento como componente de motivação | 22 |
2 | 2 Grupos nas organizações, dinâmicas e resultados | 20 |
3 | 3 Liderança nas organizações 3.1 Características da Liderança nas organizações 3.2 Processos de tomada de decisão, TICs e liderança | 22 |
4 | 4 Fatores de risco e de proteção psicossocial no trabalho e bem-estar no trabalho | 16 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
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Estratégias:AEX/ARM/TG/TI/ED AEX/ARM/TG/TI/ED |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. | ||||||||
HABILIDADES | O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. | ||||||||
ATITUDES | O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem. | ||||||||
OUTRAS | Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa | 1, 2, 3 e 4 | x | x | x | 2 | 13/06/2024 |
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Avaliação 1 | 1 | x | x |
| 2 | 18/04/2024 | x | 25/04/2024 | |
Avaliação 2 | 2 e 3 | x | x | x | 2 | 23/05/2024 | x | 30/05/2024 | |
Avaliação 3 | 4 | x | x | x | 2 | 20/06/2023 | x | 27/06/2024 | |
Avaliação 4 | 1,2,3 e 4 | x | x | x | 2 | 02/07/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A. Fundamentos do comportamento organizacional. 12. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. 479 p. ISBN 978-85-430-0448-8. |
2 | ZANELLI, José Carlos; KANAN, Lilia Aparecida. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Lages: UNIPLAC, 2018. 158p. ISBN 9788589237246. |
3 | GRIFFIN, Ricky W; MOORHEAD, Gregory. Comportamento organizacional: gestão de pessoas e organizações. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788522120970. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 4.ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2015. Número de chamada: 658.0019 B493p |
2 | DAVEL, Eduardo; VERGARA, Sylvia Constant (org.). Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2014. Número de chamada: 658.3 G393 |
3 | APPEL, Zélia Malinverni; PUCCI, Viviane Rodrigues; KANAN, Lilia Aparecida. Comportamento pessoal versus comportamento organizacional. Lages: Ed. do Autor, 2004. 209 p. |
4 | MCSHANE, Steven L; GLINOW, Mary Ann Von. Comportamento organizacional. Porto Alegre: AMGH, 2013. |
5 | PEREZ, Francisco Conejero; COBRA, Marcos. Cultura organizacional e gestão estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |