PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par054/22 |
PROFESSOR |
Mareli Eliane Graupe, Regimari Cristina Rodolfi Beppler |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Currículos e Saberes |
0-19429 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas. |
OBJETIVO GERAL |
Promover discussão crítica sobre o papel da didática no contexto das ciências da educação ao longo do seu percurso histórico até a atualidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
a) Conhecer os pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da didática. b) Identificar as principais tendências pedagógicas e suas implicações no processo do ensinar-aprender; c) Compreender a importância da organização do espaço temporal das atividades escolares; d) Estudar as principais propostas pedagógicas; e) Reconhecer a importância da pesquisa na área da didática e na prática de ensino |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
O que é didática. Tendências Pedagógicas. |
20 |
2 |
Organização do Espaço Temporal das Atividades Escolares. Propostas Pedagógicas. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aulas on-line pela Plataforma do Ead. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
. Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada. |
|||||||||||
HABILIDADES |
. Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). |
|||||||||||
ATITUDES |
. Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. |
|||||||||||
OUTRAS |
A avaliação será diagnóstica e formativa. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Unidade 01: Atividade |
Produção Textual |
x |
x |
x |
|
A definir |
|
|
||||
|
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2003. 80 p. ISBN 8586661341. |
|||||||||||
2 |
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1990. 261 p. (Coleção Magistério 2º Grau. Série Formação Do Professor) 5430 ISBN 85-249-0298-1 |
|||||||||||
3 |
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019. 470p. ISBN 9788574964270. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
MOYSÉS, Lúcia Maria M.; RODRIGUES, Lídice Fróes; GARCIA, Regina Leite; ROCHA, Heloisa Beatriz S.; ALVES, Neila Guimarães; FERRAÇO, Carlos Eduardo; AQUINO, Léa Maria G. T. de. O cotidiano do livro didático. São Paulo: Cortez Editora, 1987. 64 p. (Cadernos Cedes) 13648 |
|||||||||||
2 |
CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1996. 114 p. ISBN 85-326-0093-X. |
|||||||||||
3 |
PENTEADO, José de Arruda. Didática e prática de ensino: uma introdução crítica. São Paulo: Editora Mcgraw-Hill do Brasil Ltda, 1979. 248 p.:il 5435 |
|||||||||||
4 |
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 246 p. (Coleção saberes da docência) ISBN 852490711-8 |
|||||||||||
5 |
GASPARIN, João Luiz. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1994. (Coleção Magistério, Formação E Trabalho Pedagógico) 5077 ISBN 85 3080268-3 |
|||||||||||
6 |
COMÉNIO. Didáctica magna. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. 525 p. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |