PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Ciro Antonio Fernandes |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Administração Estratégica |
0-19373 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Conceitos e fundamentos. Gestão estratégica e planejamento estratégico. Ferramentas de gestão estratégica: formulação de estratégias. Ferramentas de análise interna: VRIO, cadeia de valor, análise de stakeholders, CEP. Ferramentas de análise externa: PESTEL, Matriz de Duncan, benchmarking. Ferramentas de implantação de estratégia: BSC, mapa estratégico e o cenário competitivo sustentável. Formulação das estratégias. Desdobramento e operacionalização (implementação) das estratégias, ciclo PDCA. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar a compreensão sobre a importância da administração estratégica no ambiente organizacional, e do domínio e aplicação de ferramentas de gerenciamento e controle no processo de planejamento estratégico. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1.Dar ciência das origens e evolução da administração estratégica, bem como das principais linhas de pensamento estratégico. 2.Conceituar e identificar o planejamento estratégico como a ferramenta que dá início a administração estratégica. 3.Propiciar uma visão geral da metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico através da sequência de suas fases ou etapas básicas. 4 Analisar a real situação da empresa quanto aos seus aspectos internos e externos, através do diagnóstico estratégico. 5.Analisar as necessidades do cliente e a concorrência a ponto de identificar os determinantes de sucesso no setor em que se encontra a empresa em análise. 6.Identificar tipos de recursos e de capacidades que a organização possui e entender o papel desses recursos e capacidades na construção de sua vantagem competitiva. 7.Definir os rumos da empresa, através do estabelecimento dos objetivos e dos propósitos que ela se impõe no sentido de cumprir a sua missão. 8.Estabelecer estratégias e políticas de acordo com o momento estratégico da empresa. 9.Identificar as políticas que a empresa vai adotar e que orientam a tomada de decisão do executivo. 10.Estruturar projetos que coloquem em prática a estratégia escolhida. 11.Apresentar aspectos que o executivo deverá considerar para a administração estratégica da sua empresa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Conceitos básicos, origens e tendências |
8 |
2 |
Mudanças Organizacionais |
4 |
3 |
Etapas do Planejamento Estratégico – Visão Geral |
6 |
4 |
Identidade Organizacional |
12 |
5 |
Análise Situacional – Diagnóstico Estratégico |
24 |
6 |
Desenvolvimento de estratégias |
20 |
7 |
Sistema de Controle |
3 |
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TOTAL DE HORAS |
77 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Planejamento de Negócios. |
Estratégias:AEX – Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED – Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC – Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG – Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI – Trabalho Individual; VT – Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Desenvolver a capacidade do aluno em assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina. |
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HABILIDADES |
Treinar a habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita. |
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ATITUDES |
Estimular aspectos atitudinais que prestigiem o comportamento assíduo com as responsabilidades de suas funções e o comprometimento com as atividades individuais e em grupo. |
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OUTRAS |
Auxiliar o aluno com estratégias de ensino e aprendizagem que estimulem o desenvolvimento da visão sistêmica, crítica e do saber ouvir. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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AV 1 |
1 a 3 |
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3.00 |
08/05/2024 |
x |
22/05/2024 |
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AV2 |
4 a 7 |
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3.00 |
19/06/2024 |
x |
26/06/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: da intenção aos resultados: conhecendo e aplicando o processo proativo de alcançar os objetivos estratégicos desejados. 4. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597025705. |
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2 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 34. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597016840. |
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3 |
HITT, Michael A; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização: conceitos. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788522127986. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safari da estratégia um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788577807437. |
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2 |
PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 19. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 512 p. ISBN 85-7001-558-5. |
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3 |
KAPLAN, Robert S; NORTON, David P. Alinhamento: Alignment: utilizando o Balanced Scorecard para criar sinergias corporativas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. 1 recurso online. ISBN 9786555205152. |
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4 |
CRUZ, Tadeu. Manual de planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788597013023. |
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5 |
MORAIS, Felipe. Reflexões sobre planejamento estratégico digital. São Paulo: Expressa, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587958316. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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