Uniplac - Graduação - Administração - Administração Estratégica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Ciro Antonio Fernandes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Administração Estratégica

0-19373

4

80


EMENTA

Conceitos e fundamentos. Gestão estratégica e planejamento estratégico. Ferramentas de

gestão estratégica: formulação de estratégias. Ferramentas de análise interna: VRIO, cadeia

de valor, análise de stakeholders, CEP. Ferramentas de análise externa: PESTEL, Matriz de

Duncan, benchmarking. Ferramentas de implantação de estratégia: BSC, mapa estratégico e

o cenário competitivo sustentável. Formulação das estratégias. Desdobramento e

operacionalização (implementação) das estratégias, ciclo PDCA.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar a compreensão sobre a importância da administração estratégica no ambiente organizacional, e do domínio e aplicação de ferramentas de gerenciamento e controle no processo de planejamento estratégico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.Dar ciência das origens e evolução da administração estratégica, bem como das principais linhas de pensamento estratégico. 2.Conceituar e identificar o planejamento estratégico como a ferramenta que dá início a administração estratégica. 3.Propiciar uma visão geral da metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico através da sequência de suas fases ou etapas básicas. 4 Analisar a real situação da empresa quanto aos seus aspectos internos e externos, através do diagnóstico estratégico. 5.Analisar as necessidades do cliente e a concorrência a ponto de identificar os determinantes de sucesso no setor em que se encontra a empresa em análise. 6.Identificar tipos de recursos e de capacidades que a organização possui e entender o papel desses recursos e capacidades na construção de sua vantagem competitiva. 7.Definir os rumos da empresa, através do estabelecimento dos objetivos e dos propósitos que ela se impõe no sentido de cumprir a sua missão. 8.Estabelecer estratégias e políticas de acordo com o momento estratégico da empresa. 9.Identificar as políticas que a empresa vai adotar e que orientam a tomada de decisão do executivo. 10.Estruturar projetos que coloquem em prática a estratégia escolhida. 11.Apresentar aspectos que o executivo deverá considerar para a administração estratégica da sua empresa.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conceitos básicos, origens e tendências
1.1 – As origens, evolução e tendências da Administração Estratégica
1.2 – Administração estratégica e planejamento estratégico
1.3 - Planejamento e estratégia
1.3.1 - Níveis e responsabilidades
1.3.2 - Importância, partes, tipos

8

2

Mudanças Organizacionais
Estratégicas
2.1 – Tipos de mudança
2.2 – Administrador – agente de mudanças
2.3 – Implementando o PDCA Estratégico

4

3

Etapas do Planejamento Estratégico – Visão Geral
3.1 – Identidade Organizacional
3.2 – Análise Situacional
3.3 – Desenvolvimento de Estratégias
3.4 – Sistema de Controle

6

4

Identidade Organizacional
4.1 – Estabelecimento da Missão
4.2 – Levantamento dos Valores
4.3 – Estabelecimento da Visão
4.3.1 - Estabelecimento de objetivos, desafios e metas

12

5

Análise Situacional – Diagnóstico Estratégico
6.1 Análise das forças competitivas
6.2 Análise do ambiente externo-ameaças e oportunidades
6.3 Análise do ambiente interno-fortalezas e fraquezas
6.4 – Matriz SWOT
6.5 – Diagnóstico Estratégico

24

6

Desenvolvimento de estratégias
7.1 – Diretrizes anuais
7.2 – Escolha de estratégias conforme diagnóstico
7.2.1 – No nível corporacional
7.2.2 – No nível de negócios – Posicionamento Estratégico e Estratégias Competitivas de Porter
7.3 – Plano estratégico – 5W2H
7.3.1 – Projetos de melhoria

20

7

Sistema de Controle
8.1 – Administração estratégica – Aspectos críticos
8.2 – Implementação da estratégia: o Papel do Líder
8.3 – Informação, acompanhamento e controle

3

 

TOTAL DE HORAS

77 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Planejamento de Negócios.


Estratégias:AEX – Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED – Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC – Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG – Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI – Trabalho Individual; VT – Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolver a capacidade do aluno em assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina.

HABILIDADES

Treinar a habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

Estimular aspectos atitudinais que prestigiem o comportamento assíduo com as responsabilidades de suas funções e o comprometimento com as atividades individuais e em grupo.

OUTRAS

Auxiliar o aluno com estratégias de ensino e aprendizagem que estimulem o desenvolvimento da visão sistêmica, crítica e do saber ouvir.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

AV 1

1 a 3

3.00

08/05/2024

x

22/05/2024

AV2

4 a 7

3.00

19/06/2024

x

26/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: da intenção aos resultados: conhecendo e aplicando o processo proativo de alcançar os objetivos estratégicos desejados. 4. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597025705.

2

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 34. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597016840.

3

HITT, Michael A; IRELAND, R. Duane; HOSKISSON, Robert E. Administração estratégica: competitividade e globalização: conceitos. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788522127986.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safari da estratégia um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788577807437.

2

PORTER, Michael E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 19. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 512 p. ISBN 85-7001-558-5.

3

KAPLAN, Robert S; NORTON, David P. Alinhamento: Alignment: utilizando o Balanced Scorecard para criar sinergias corporativas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017. 1 recurso online. ISBN 9786555205152.

4

CRUZ, Tadeu. Manual de planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788597013023.

5

MORAIS, Felipe. Reflexões sobre planejamento estratégico digital. São Paulo: Expressa, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786587958316.

obs:

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