PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Petterson Andrade Arruda |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão de Serviços |
0-19371 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Tipos de organizações de serviços. Processo de desenvolvimento de serviços. Gestão da qualidade em serviços. Relacionamento com os clientes. Tendências em serviços. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar a compreensão e aplicabilidade dos fundamentos da prestação de serviços e a importância dos processos de gerenciamento dos mesmos nas organizações. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Entender a crescente demanda por conhecimento de marketing de serviços. 2- Discutir as diferenças básicas entre bens e serviços. 3- Definir as características de intangibilidade, inseparabilidade, heterogeneidade e perecibilidade. 4- Discutir como os e-service superam muito dos problemas causados pela intangibilidade inseparabilidade, heterogeneidade e perecibilidade. 5- Descrever o papel dos serviços suplementares e como se relacionam com o serviço principal. 6- Descrever as etapas do modelo do processo de decisão do comprador de serviços. 7 - Descrever as dificuldades para aplicar modelos de eficiência a organização de serviços. 8 - Entender os cálculos necessários para determinar o custo do serviço. 9 - Discutir as abordagens típicas de determinação de preços de serviços em sua relação com demanda, custo, cliente, concorrente, lucro, produto e considerações legais. 10- Discutir a importâncias das evidências tangíveis na avaliação da qualidade do serviço 11- Discutir a importância das evidências intangíveis (empatia, confiabilidade, segurança, responsividade) do pessoal de contato na avaliação da qualidade do serviço. 12- Definir satisfação do cliente e discutir métodos para medi-la. 13- Definir qualidade do serviço em relação à satisfação do cliente. 14- Descrever os componentes de um sistema de informações sobre qualidade do serviço. 15- Especificar as categorias de falhas de serviço e discutir os esforços dos funcionários para á recuperação. 16- Descrever as táticas de sucesso para reter clientes. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Conceitos |
8 |
2 |
Projetando o Serviço |
8 |
3 |
Consumidor de serviços - Administração da Qualidade dos serviços |
10 |
4 |
Administração da Diferenciação dos Serviços |
4 |
5 |
Administração da Produtividade dos Serviços |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 7 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação à Pesquisa de Negócios. |
Estratégias:AEX, TG, SE,ED |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
PROVAS, EXERCÍCIOS E TRABALHOS EM GRUPO |
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HABILIDADES |
ASSIDUIDADE, PONTUALIDADE, COOPERAÇÃO |
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ATITUDES |
TRABALHAR EM EQUIPE |
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OUTRAS |
As datas são apenas uma previsão, podendo sofrer alteração |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Integrativa |
1,2,3,4, e 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 Prova Adm. Serviços |
1,2 |
x |
x |
x |
1.0 |
20/03/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 Seminário de vendas (Play Book) |
1,2,e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
24/04/2024 |
|
|
||||
Avaliação 03 Planejamento estratégico empresa de Serviços |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
29/05/2024 |
||||
Avaliação 04 Estudo de casos serviços |
1,2,3, 4 e 5 |
|
|
|
2.0 |
26/06/2024 |
|
|
||||
Participação e Frequência |
1,2,3,4e 5 |
|
|
|
1.0 |
30/06/2024 |
|
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BATESON, John E. G; HOFFMAN, K. Douglas. Princípios de marketing de serviços: conceitos, estratégias e casos. 3. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788522124039. |
|||||||||||
2 |
WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo; LOVELOCK, Christopher. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia, estratégia. 8. São Paulo: Saraiva Uni, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788571441231. |
|||||||||||
3 |
ZEITHAML, Valarie A; BITNER, Mary Jo; GREMLER, Dwayne D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 6. Porto Alegre: AMGH, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788580553628. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. 535p. ISBN 9788580553284. |
|||||||||||
2 |
CORRÊA, Henrique L.; CAON, Mauro. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2002. 479 p. |
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3 |
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597023404. |
|||||||||||
4 |
LIMA, Rosalvo. O ABC da empresa de serviços: como gerir uma empresa de serviços e transformá-la em sucesso. São Paulo: Futura, 2006. 165 p. ISBN 8574132152. |
|||||||||||
5 |
SILVA, Fernando Só e; VARVAKIS, Gregório; LORENZETTI, Dagoberto. Competitividade em segurança empresarial: gestão de processos, da qualidade dos serviços e da inovação: excelência e processos em organizações e operações voltadas à segurança patrimonial. São Paulo: Atlas, 2010. 222 p. ISBN 978-85-224-5703-8. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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