PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR | Direito Not Par041/22 |
PROFESSOR | Danusia Apparecida Silva, Carlos Eduardo Canani, Vanessa Goulart Branco, Claudia Menezes da Cruz |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Língua Portuguesa | 0-17435 | 3º | 4 | 80 |
EMENTA |
Introdução à comunicação. Ato comunicativo. Noção de texto. Níveis de leitura do texto. Hipertexto. Comunicação e o texto. Especificidades da estrutura frásica no texto. Qualidade da frase. Relações sintáticas na expressividade: concordância, regência e colocação.
|
OBJETIVO GERAL |
Ser capaz de ler, redigir e interpretar um texto em português culto, reconhecendo a importância da comunicação para manter-se em dia com o mercado de trabalho, utilizando os recursos gramaticais da língua portuguesa para a elaboração de textos variados, com ênfase na exposição e argumentação, com clareza, objetividade e pertinência. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
@p0 Reconhecer a comunicação como processo constitutivo da evolução da humanidade. @p1 Perceber a importância de desenvolver a habilidade comunicativa visando adentrar e permanecer no mundo do trabalho. @p2 Aprimorar a habilidade de leitura e escrita dos estudantes. @p3 Desenvolver a capacidade de explicitar as relações entre as partes que compõem o texto, compreendendo as peculiaridades de cada gênero textual. @p4 Oportunizar conhecimentos mais aprimorados sobre os recursos gramaticais necessários à melhoria da expressão de ideias e argumentos por meio da escrita. @p5 Dominar os mecanismos linguísticos que constituem um texto: a estrutura e a função dos elementos de coesão textual, a coerência textual e os fatores de textualidade. @p6 Adquirir habilidade efetiva de leitura, compreensão e comunicação oral e escrita. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Introdução à comunicação | 20 |
2 | O ato comunicativo | 20 |
3 | Níveis de leitura | 20 |
4 | A estrutura frásica no texto | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias:Estudo Dirigido; Estudo de Texto; Trabalho Individualizado; Exercícios; Fórum Temático; Autoestudo; Interação no Ambiente Virtual |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Os conhecimentos serão avaliados por meio da apreensão dos conceitos problematizados ao longo do semestre à medida que estiverem sendo trabalhados. | ||||||||
HABILIDADES | Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Investigação da resposta diante das questões propostas; Participar de maneira efetiva, crítica e coerente durante as aulas ministradas; Identificação do nível adequado de linguagem em cada contexto e uso do mesmo; Aplicar os conceitos estudados em sua área de atuação, | ||||||||
ATITUDES | Apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina; Demonstrar iniciativa, autonomia, criticidade e colaboração. | ||||||||
OUTRAS | . | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Final | Todas | x | x | x | 5.1 | 17/06/2024 | x | 24/06/2024 | |
Atividade Avaliativa | 1 | x | x | x | 0.8 | A definir | x | 05/04/2024 | |
Fórum Avaliativo | 1 e 2 | x | x | x | 1.0 | 05/02/2024 |
|
| |
Atividade Avaliativa | 2 | x | x | x | 0.7 | 08/03/2024 | x | 05/04/2024 | |
Atividade Avaliativa | 3 | x | x | x | 0.7 | 05/04/2024 | x | 31/05/2024 | |
Fórum Avaliativo | 3 e 4 | x | x | x | 1.0 | 05/04/2024 |
|
| |
Atividade Avaliativa | 4 | x | x | x | 0.7 | 26/04/2024 | x | 31/05/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | RONCARATI, Cláudia. As cadeias do texto: construindo sentidos. São Paulo: Parábola, 2010. 215 p. (Série estratégias de ensino). ISBN 9788579340109. |
2 | CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010. 768 p. ISBN 978-85-7244-462-0. |
3 | KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2018. 220p. ISBN 978-85-72444-881-9. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1974. 502 p. (Biblioteca de administração pública). |
2 | MASIP, Vicente. Interpretação de textos: curso integrado de lógica e linguística. São Paulo: EPU, 2014. 212 p. ISBN 978-85-123-1100-2. |
3 | FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007. 431 p. ISBN 9788508108664. |
4 | GOLDSTEIN, Norma; LOUZADA, Maria Silvia; IVAMOTO, Regina. O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade. São Paulo: Ática, 2009. 200p. ISBN 978-85-08-12684-2. |
5 | KOMESU, Fabiana; LEANDRO, Diêgo Cesar; DIAS, Iky Anne. Redes Sociais e Ensino de Línguas: o que temos de aprender@p1 São Paulo: Parábola, 2016. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |