Uniplac - Graduação - Pedagogia - Projeto Pedagógico e Cotidiano na Educação Infantil - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Jaime Farias Dresch

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Projeto Pedagógico e Cotidiano na Educação Infantil

0-18281

2

40

 

EMENTA

Organização do cotidiano na educação infantil: tempo e espaço. Proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: currículo, ludicidade, jogos e brincadeiras. Planejamento: atividades, registro e avaliação.

 

OBJETIVO GERAL

Possibilitar a construção de conhecimentos acerca dos fundamentos, especificidades e diretrizes da Educação Infantil visando à formação docente inicial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Identificar as especificidades da proposta e das práticas pedagógicas na educação infantil e sua efetivação a partir das diretrizes curriculares. 2. Aprofundar conhecimentos sobre a organização dos tempos e espaços no cotidiano da educação infantil. 3. Reconhecer os principais aspectos envolvidos no planejamento pedagógico na educação infantil. 4. Relacionar os conhecimentos teóricos com a prática no contexto educacional.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: currículo, ludicidade,
jogos e brincadeiras.

12

2

Organização do cotidiano na educação infantil: tempo e espaço.

12

3

Planejamento: atividades, registro e avaliação.

12

4

Prática como Componente Curricular.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho em grupo – Proposta Pedagógica na Educação Infantil (4 h).

 

Estratégias:Aulas expositivas dialogadas, seminários, estudos dirigidos, leituras individuais e em grupos, dinâmicas em grupos.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética.

OUTRAS

A forma de avaliação será Integrativa e operativa. Formativa. Diagnóstica. Processual.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1, 2, 3, 4

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Prova escrita

1, 2, 3, 4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Trabalho em grupo: Proposta Pedagógica

1

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Seminário em grupo

2, 3

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Participação em aula e sínteses das aulas

1, 2, 3, 4

x

x

x

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 2011. Recurso online.  

2

KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. (Orgs.). Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003. Número de chamada: 372.21 I43

3

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. Número de chamada: 371.397 J64

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

2

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998 vol. 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf  

3

GARCIA, Regina Leite (org.). Revisitando a pré-escola. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2000. Número de chamada: 372.21 R454

4

JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade. Interdisciplinaridade na pré-escola: anotações de um educador “on the road”. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1996. Número de chamada: 372.21 J95i

5

VICTOR, Rodrigo Albuquerque de. Judicialização de políticas públicas para a educação infantil. São Paulo: Saraiva, 2010. Recurso online.  

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática