PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR | Jaime Farias Dresch |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Projeto Pedagógico e Cotidiano na Educação Infantil | 0-18281 | 5º | 2 | 40 |
EMENTA |
Organização do cotidiano na educação infantil: tempo e espaço. Proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: currículo, ludicidade, jogos e brincadeiras. Planejamento: atividades, registro e avaliação. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar a construção de conhecimentos acerca dos fundamentos, especificidades e diretrizes da Educação Infantil visando à formação docente inicial. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Identificar as especificidades da proposta e das práticas pedagógicas na educação infantil e sua efetivação a partir das diretrizes curriculares. 2. Aprofundar conhecimentos sobre a organização dos tempos e espaços no cotidiano da educação infantil. 3. Reconhecer os principais aspectos envolvidos no planejamento pedagógico na educação infantil. 4. Relacionar os conhecimentos teóricos com a prática no contexto educacional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: currículo, ludicidade, | 12 |
2 | Organização do cotidiano na educação infantil: tempo e espaço. | 12 |
3 | Planejamento: atividades, registro e avaliação. | 12 |
4 | Prática como Componente Curricular. | 4 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho em grupo – Proposta Pedagógica na Educação Infantil (4 h). |
Estratégias:Aulas expositivas dialogadas, seminários, estudos dirigidos, leituras individuais e em grupos, dinâmicas em grupos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Domínio conceitual. | ||||||||
HABILIDADES | Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. | ||||||||
ATITUDES | Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética. | ||||||||
OUTRAS | A forma de avaliação será Integrativa e operativa. Formativa. Diagnóstica. Processual. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa | 1, 2, 3, 4 | x | x | x | 2.0 | A definir |
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Prova escrita | 1, 2, 3, 4 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Trabalho em grupo: Proposta Pedagógica | 1 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Seminário em grupo | 2, 3 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Participação em aula e sínteses das aulas | 1, 2, 3, 4 | x | x | x | 2.0 | A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 2011. Recurso online. |
2 | KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. (Orgs.). Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003. Número de chamada: 372.21 I43 |
3 | KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. Número de chamada: 371.397 J64 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base |
2 | BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998 vol. 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf |
3 | GARCIA, Regina Leite (org.). Revisitando a pré-escola. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez, 2000. Número de chamada: 372.21 R454 |
4 | JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade. Interdisciplinaridade na pré-escola: anotações de um educador “on the road”. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1996. Número de chamada: 372.21 J95i |
5 | VICTOR, Rodrigo Albuquerque de. Judicialização de políticas públicas para a educação infantil. São Paulo: Saraiva, 2010. Recurso online. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |