PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR | Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR | Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório II | 0-18280 | 5º | 4 | 80 |
EMENTA |
Dimensões da prática docente no cotidiano na Educação Infantil. Reflexão como fundamento das práticas pedagógicas. Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender. Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar conhecimentos acerca da profissão docente na Educação Básica, com enfoque no exercício da pratica profissional da Educação Infantil. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Compreender o estágio curricular obrigatório nas dimensões da prática docente no cotidiano da Educação Infantil. 2- Identificar o cotidiano da Educação Infantil, sua organização e as relações estabelecidas com as possibilidades da prática pedagógica. 3- Estabelecer relações com a docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender 4- Reconhecer a necessidade e importância do planejamento, registro, reflexão, socialização e avaliação para a intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1-Dimensões da prática docente no cotidiano da Educação Infantil | 10 |
2 | Fundamento das práticas pedagógicas | 10 |
3 | Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender | 10 |
4 | Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio. | 40 |
5 | Relatório de Estágio | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias:Problematização, trabalhos individuais e em grupos, pesquisa bibliográfica. pesquisa de campo , estudo dirigido, seminário. Intervenção na realidade, discussão em grupos. Observações participantes na realidade campo de estágio. Escrita do relatório dessa etapa do estágio curricular obrigatório. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil. | ||||||||
HABILIDADES | Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo | ||||||||
ATITUDES | Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. | ||||||||
OUTRAS | Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Assiduidade, pontualidade e responsabilidade nas atividades. | Todas |
|
|
| 2.0 | A definir |
|
| |
Construção da proposta pedagógica/Projeto de estágio. | 3 |
|
|
| 1.5 | A definir |
|
| |
Planejamento das atividades pedagógicas | 3 |
|
|
| 1.5 | A definir |
|
| |
Atuação em campo de estágio (Observação participante e intervenção na Educação Infantil) | 4 |
|
|
| 3.0 | A definir |
|
| |
Relatório dessa etapa do estágio. | 5 |
|
|
| 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 2011. Recurso online. |
2 | HELM, Judy Harris. O poder dos projetos. Porto Alegre: ArtMed, 2017. Recurso online. |
3 | PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria S. Lucina. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. Número de chamada: 370.71 P644e |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 2011. Recurso online. |
2 | CRAIDY, Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (Org.). Educação infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2018. Número de chamada: 372.21 C886e |
3 | OSTETTO, Luciana E. Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012. Número de chamada: 372.4 E21 |
4 | OSTETTO, Luciana E. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2009. Número de chamada: 372.21 E56 |
5 | PINHO, Sheila Zambello de (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. Número de chamada: 371.12 F723 |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |