PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par761/17 - EC4 |
PROFESSOR |
Cristina Keiko Yamaguchi |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão da Inovação |
0-18413 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Capital Intelectual. Propriedade Intelectual: Marcas e Patentes. Inovação Tecnológica. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos sobre conhecimento e inovação como fator de competitividade organizacional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Inovação tecnológica nas organizações; • Compreender o papel do tríplice hélice (universidade, empresa e governo) para a inovação; • Construir a visão interdisciplinar sobre a complexidade de programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em colaboração com o governo, empresas e instituições de CT&I; • Importância do capital intelectual, propriedade intelectual para o desenvolvimento socioeconômico local e regional; • Conhecer as novas práticas de aquisição de conhecimento e transferência de tecnologia; • Finalidade das marcas e patentes para as organizações; • Entender o papel da inovação como vantagem competitiva de uma organização. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Apresentação da disciplina (plano de ensino e cronograma de aulas). |
20 |
2 |
- Inovação, Tecnologia e Conhecimento |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Avaliações, estudos individuais e em grupos, participação nas aulas, solução de exercícios. |
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HABILIDADES |
Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos. |
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ATITUDES |
Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas. |
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OUTRAS |
As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação I |
1 |
x |
x |
x |
3.0 |
09/04/2024 |
x |
23/04/2024 |
||||
Avaliaçao II |
2 |
x |
x |
x |
3.0 |
11/06/2024 |
x |
19/06/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
DIAS, Reinaldo. Cultura organizacional: construção, consolidação e mudança. São Paulo: Atlas, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788522484485. |
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2 |
PROENÇA, Adriano et al. Gestão da inovação e competitividade no Brasil: da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582603437. |
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3 |
SCHERER, Felipe Ost; CARLOMAGNO, Maximiliano Selistre. Gestão da inovação na prática. 2. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597007121. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BÜTTENBENDER, Pedro Luís (org.). Estratratégia, inovação e aprendizagem organizacional: cooperação e gestão de competências para o desenvolvimento. Ijuí: Unijuí, 2008. 1 recurso online. ISBN 9786586074024. |
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2 |
FASCIONI, Ligia. Atitude pró-inovação: prepare seu cérebro para a revolução 4.0. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555200485. |
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3 |
NEUMEIER, Marty. A empresa orientada pelo design: como construir uma cultura de inovação permanente. Porto Alegre: Bookman, 2010. 181p. ISBN 9788577806027 |
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4 |
NEVES, Adriana Freitas et al. (org.). Coletânea interdisciplinar em pesquisa, pós-graduação e inovação, v. 3: engenharia, saúde e gestão. São Paulo: Blucher, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788580391138. |
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5 |
OSTERWALDER, Alexandre; PIGNEUER, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 1 recurso online. ISBN 9786555204605. |
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6 |
SILVA, Fernando Só e; VARVAKIS, Gregório; LORENZETTI, Dagoberto. Competitividade em segurança empresarial: gestão de processos, da qualidade dos serviços e da inovação: excelência e processos em organizações e operações voltadas à segurança patrimonial. São Paulo: Atlas, 2010. 222 p. ISBN 978-85-224-5703-8. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |