Uniplac - Graduação - Administração - Estratégias de Custos e Preços de Produtos e Serviços - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par761/17 - EC4

PROFESSOR

Kelli Aparecida Gotardo Armiliato

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estratégias de Custos e Preços de Produtos e Serviços

0-18412

2

40

 

EMENTA

Custos para Decisão. Análise do Regime Tributário. Cálculos Tributários: Apuração de Custos Tributários sobre Produtos e Serviços. Formação do Preço de Venda: Aspectos Quantitativos x Qualitativos.

 

OBJETIVO GERAL

Apresentar os principais aspectos de tributos relacionados à gestão de custos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar o Regime Tributário - Apresentar os tributos relacionados à formação do preço de venda voltados ao comércio, serviços e indústria. - Conhecer as diversas metodologias de formação de preço de venda. - Utilizar as estratégias de custos para alavancar negócios

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.1 Apresentação do Plano de Ensino
1.2 Revisão geral das classificações dos gastos

4

2

2.1 Análise das Relações entre Custo, Volume e Lucro
2.2 Custos para a Tomada de Decisão
2.3 Análise Estratégica do Negócio

10

3

3.1 Tributos, Custos e Preços
3.2 Tributos Específicos para a formação de preços nos serviços
3.3. Tributos Específicos para a formação de preços no comércio
3.5 Cálculos Tributários

10

4

4.1 Regimes Tributários
4.2 Tributando pelo lucro real
4.3 Tributando pelo lucro presumido
4.4 Tributando pelo simples nacional

8

5

5.1 Formação do Preço de Venda

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 7 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Avaliação Integrativa

 

Estratégias:AEX-ARS-PD EX-ARS-PD-TIG

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliações, estudos individuais e em grupos, participação nas aulas, solução de exercícios.

HABILIDADES

Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos.

ATITUDES

Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas.

OUTRAS

As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação I

2 e 3

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação II

4 e 5

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Trabalhos

1 a 5

x

x

x

2,0

A definir

 

 

Avaliação Integrativa

1 a 5

x

x

x

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BORNIA, Antonio Cezar. Análise gerencial de custos. 3ª. Atlas 2010

2

IUDÍCIBUS, Sergio de; MELLO, Gilmar Ribeiro de. Análise de custos: uma abordagem quantitativa. São Paulo: Atlas, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788522478255.

3

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. 11. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597018080.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ADRIANO LEAL BRUNI. Administração de Custos, Preços e Lucros. 5. São Paulo Atlas 2012 ISBN 9788522474264

2

FABRETTI, Láudio Camargo. Prática tributária da micro e pequena empresa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 307 p. ISBN 8522421048.

3

SILVA, Lourivaldo Lopes da. Contabilidade avançada tributária. 4. ed. São Paulo: IOB, 2015. 431 p. ISBN 85224-1623-0.

4

THEISS, José Reinaldo; KRIECK, Manfredo. Custos e preços sugeridos de venda: serviços, comércio e indústria - enfoques essencialmente práticos. Blumenau: Odorizzi, 2005. 147 p.

5

WERNKE, Rodney. Análise de custos e preços de venda: ênfase em aplicações e casos nacionais. 2. São Paulo: Saraiva, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788553131860.

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática