PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par761/17 - EC4 |
PROFESSOR |
Munir Saleh |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Economia de Negócios |
0-18411 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Introdução à Economia. Micro e Macroeconomia. Estrutura de Mercado. Estrutura, Conduta e Desempenho. Competitividade: Análise Sistêmica. Estratégia de Crescimento de Organizações: Concentração, Diferenciação, Diversificação. Barreiras à Entrada e à Saída das Organizações do Mercado. Economia dos Custos de Transação. Organização e espaço: Formatos e estruturas de Organizações. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar a compreensão da economia como variável a ser considerada, estudada e analisada em seu contexto macro e microeconômico nos processos de desenvolvimento de negócios sejam públicos ou privados. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver habilidades suficientes para que o acadêmico possa identificar os diferentes tipos de economia em seus contextos, micro e macroeconômico, levando-os a diferenciar como os mercados competitivos determinam os preços das mercadorias. - Identificar os custos de transação das empresas. - Conhecer os principais conceitos Macroeconômicos e seus indicadores. Conhecer os fundamentos da Microeconomia. - Conhecer o Modelo Estrutura, Conduta, Desempenho – ECD e a visão moderna do Modelo baseado em Porter. - Demonstrar as estratégias utilizadas pelas empresas e como mantém sua permanência no mercado. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
INTRODUÇÃO À ECONOMIA: |
15 |
2 |
A MICROECONOMIA |
10 |
3 |
EXTRUTURAS DE MERCADO. |
15 |
4 |
A MACROECONOMIA |
20 |
5 |
ESTRATÉGIA DE CRECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:ARM, ED, AEX, SE |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliações, estudos individuais e em grupos, participação nas aulas, solução de exercícios. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
1ª Avaliação |
1,2 |
x |
x |
x |
3 |
12/04/2024 |
x |
26/04/2024 |
||||
2ª Avaliação |
3,4,5 |
x |
x |
x |
3 |
14/06/2024 |
x |
28/06/2024 |
||||
3ª Avaliação Trabalhos |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
2 |
18/06/2024 |
|
|
||||
4ª Avaliação Integrativa |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
2 |
27/06/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
KUPFER, David; HASENCLEVER, Lia (org.). Economia industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 391 p. ISBN 9788535263688. |
|||||||||||
2 |
BAYE, Michael R. Economia de empresas e estratégias de negócios. 6. Porto Alegre: ArtMed, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788563308634. |
|||||||||||
3 |
MCGUIGAN, James R; MOYER, R. Charles; HARRIS, Frederick H. de B. Economia de empresas: aplicações, estratégia e táticas. 3. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788522125395. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788522127924. |
|||||||||||
2 |
CARVALHO, Maria Auxiliadora de. Microeconomia essencial. São Paulo: Saraiva, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788502634534. |
|||||||||||
3 |
SILVA, César Robero Leite da; LUIZ, Sinclayr. Economia e mercados: introdução à economia. 20. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788547227739. |
|||||||||||
4 |
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Introdução à economia. São Paulo: Saraiva, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788502146075. |
|||||||||||
5 |
ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 21. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597008081. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |