Uniplac - Graduação - Administração - Economia de Negócios - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par761/17 - EC4

PROFESSOR

Munir Saleh


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Economia de Negócios

0-18411

4

80


EMENTA

Introdução à Economia. Micro e Macroeconomia. Estrutura de Mercado. Estrutura, Conduta e Desempenho. Competitividade: Análise Sistêmica. Estratégia de Crescimento de Organizações: Concentração, Diferenciação, Diversificação. Barreiras à Entrada e à Saída das Organizações do Mercado. Economia dos Custos de Transação. Organização e espaço: Formatos e estruturas de Organizações.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar a compreensão da economia como variável a ser considerada, estudada e analisada em seu contexto macro e microeconômico nos processos de desenvolvimento de negócios sejam públicos ou privados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver habilidades suficientes para que o acadêmico possa identificar os diferentes tipos de economia em seus contextos, micro e macroeconômico, levando-os a diferenciar como os mercados competitivos determinam os preços das mercadorias. - Identificar os custos de transação das empresas. - Conhecer os principais conceitos Macroeconômicos e seus indicadores. Conhecer os fundamentos da Microeconomia. - Conhecer o Modelo Estrutura, Conduta, Desempenho – ECD e a visão moderna do Modelo baseado em Porter. - Demonstrar as estratégias utilizadas pelas empresas e como mantém sua permanência no mercado.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

INTRODUÇÃO À ECONOMIA:

1.1 A Evolução do Pensamento Econômico: Princípios das Escolas Clássica, Neoclássica e do Keynesianismo.
1.2 O conceito de Economia.
1.3 O problema da Escassez.
1.4 Os Problemas Econômicos Fundamentais.
1.5 Sistemas Econômicos.
1.6 Funcionamento de uma Economia de Mercado: Fluxos reais e monetários.

15

2

A MICROECONOMIA

2.1 Introdução aos Conceitos de Microeconomia.
2.2 Pressupostos básicos da Análise Microeconômica.
2.3 Divisão do estudo Microeconômico: Análises da Oferta e Demanda.
2.4 Conceitos de Elasticidade.

10

3

EXTRUTURAS DE MERCADO.

3.1 Introdução.
3.2 Concorrência Perfeita.
3.3 Monopólio.
3.4 Oligopólio.
3.5 Concorrência Monopolística.
3.6 Estudo de Caso.

15

4

A MACROECONOMIA

4.1 Introdução ao Conceito.
4.2 A Contabilidade Nacional e os Agregados Macroeconômicos do Produto: PIB e PNB.
4.3 - Objetivos de Política Macroeconômica.
4.4 - Os Instrumentos de Política Macroeconômica: Políticas Fiscal, Monetária, Cambial e de Rendas.

20

5

ESTRATÉGIA DE CRECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

5.1 Concentração, Diferenciação, Diversificação.
5.2 Estrutura Conduta e Desempenho.
5.3 Barreiras à Entrada e à Saída das Organizações no Mercado.
5.2 Competitividade e Análise Sistêmica.
5.3 Estratégias Genéricas de Porter
5.4 Forças que dirigem a concorrência.
5.5 A Economia dos Custos de Transação.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:ARM, ED, AEX, SE


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliações, estudos individuais e em grupos, participação nas aulas, solução de exercícios.

HABILIDADES

Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos.

ATITUDES

Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas.

OUTRAS

As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

1ª Avaliação

1,2

x

x

x

3

12/04/2024

x

26/04/2024

2ª Avaliação

3,4,5

x

x

x

3

14/06/2024

x

28/06/2024

3ª Avaliação Trabalhos

1,2,3,4,5

x

x

x

2

18/06/2024

4ª Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5

x

x

x

2

27/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KUPFER, David; HASENCLEVER, Lia (org.). Economia industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 391 p. ISBN 9788535263688.

2

BAYE, Michael R. Economia de empresas e estratégias de negócios. 6. Porto Alegre: ArtMed, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788563308634.

3

MCGUIGAN, James R; MOYER, R. Charles; HARRIS, Frederick H. de B. Economia de empresas: aplicações, estratégia e táticas. 3. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788522125395.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788522127924.

2

CARVALHO, Maria Auxiliadora de. Microeconomia essencial. São Paulo: Saraiva, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788502634534.

3

SILVA, César Robero Leite da; LUIZ, Sinclayr. Economia e mercados: introdução à economia. 20. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788547227739.

4

VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Introdução à economia. São Paulo: Saraiva, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788502146075.

5

ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 21. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597008081.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática