UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC
|
|
|
CURSO DE JORNALISMO DISCIPLINA: Projetos Experimentais em Jornalismo Professor: Ivan Claudio Siqueira |
|
|
7ªfase - 2017/1 – 4 créditos (60h) Horário das Aulas: quintas-feiras – 18:40 às 20:15 / 20:30 às 21:50 |
|
Ementa:
Elaboração de projeto e execução na forma de um produto nas áreas de Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo e WEBjornalismo conforme estabelecido pelo currículo mínimo do Curso e regulamentação específica. |
Objetivo Geral:
Propiciar aos alunos o desenvolvimento de projetos integrados fundamentados no TCC com princípio científico e social. Favorecer a prática de formas de orientação na elaboração das etapas de um projeto de conclusão de curso. Favorecer a aplicação de teorias, métodos e técnicas para desenvolvimento de projetos ou produtos em Jornalismo de interesse científico nas áreas do ofício. Elaborar e desenvolver resumo expandido obedecendo às orientações e normas vigentes nas Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). |
Objetivo Específico:
1. Trabalho teórico ou prático - Monografia Estudos empíricos; Grande Reportagem; ou Produtos Jornalísticos. 2. Análise de Conteúdo Análise do Discurso. 3. Construção do Projeto de Pesquisa: Definir procedimentos e métodos. 4. Preparar o projeto a partir das técnicas e conceitos – Apêndice de “Metodologia de Pesquisa na Comunicação”. 5. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 6. A aplicação adequada dos instrumentos de pesquisa (ABNT) - Desenvolvimento e conclusão do Resumo Expandido. |
Conteúdo Programático:
Unidade: |
Conteúdo |
C.H. |
Estratégias: |
1 |
Unidade 1: Critério de aplicação dos Fichamentos conforme orientação de anteprojeto. |
12 |
ED; ExC; TI. |
2 |
Unidade 2: Formatação das etapas de um resumo expandido. |
8 |
ED; ExC; TI. |
3 |
Unidade 3: Etapa de Título, Capítulos do corpo com esboço e referências bibliográficas. |
8 |
ED; ExC; TI. |
4 |
Unidade 4: Etapa de redação (formatação: resumo) dos capítulos do corpo. |
28 |
ED; ExC; TI. |
5 |
Unidade 5: Etapa de finalização do projeto com redação da Introdução, Conclusão e Resumo com palavras-chaves. |
12 |
ED; ExC; TI. |
6 |
Unidade 6: Entrega do material pronto conforme orientações e aplicação adequada das normas da ABNT. |
4 |
ED; ExC; TI. |
C.H. Total = 72 horas |
* Descrições das estratégias: ARM – Aula com recurso multimídia; ED – Estudo dirigido; ET – Estudo de texto; ExC – Exercícios para casa; PAL – Palestra; SE – Seminário; TG – Trabalho em grupo; TI – Trabalho individual.
Metodologia e Avaliação:
- As aulas serão por meio de recurso multimídia e orientação individual, com divisão de grupos uniformes. O conteúdo teórico será ministrado utilizando o quadro negro e projeções em data-show, além da elaboração e discussão de exercícios em cima de revistas de estudos nacionais.
a) Serão aplicadas quinzenalmente OA´s no modelo.: Fichamento Bibliográfico e Ficha Catalográfica. A ? das OA´s irão compor a nota referente a P1. (conforme anteprojeto). Avaliações de H + C + A (peso total 3,0 – Conceito A). b) Haverão orientações individuais mensalmente para elaboração do resumo expandido. A ? das orientações irão compor a nota referente a P2. (conforme anteprojeto). Avaliações de H + C + A (peso total 3,0 – Conceito A). c) Freqüência e atitudes irão compor a nota final (PF). Avaliações de H + C + A (peso total 2,0 – Conceito A).
* OBS.01: Será considerado reprovado o aluno que obtiver freqüência abaixo dos 75% das atividades da disciplina. Os alunos que faltarem à (s) prova(s) deverão proceder de acordo com a legislação vigente da universidade.
* OBS.02: As recuperativas serão obtidas tarefa por tarefa. Não havendo especificamente uma avaliação (método tradicional) REC1 ou REC2. É fundamental a participação e compromisso nas aulas e atividades. |
* Descrições das avaliações: H (Habilidades) / C (Conhecimentos) / A (Atitudes). Com prova integrativa de peso total 2,0 a ser aplica ao final do semestre conforme data definida pelo colegiado de docentes. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MORAES, I.C.S. Projetos experimentais em jornalismo UNIPLAC v1: número 1: 2015. Pará de Minas: Virtual Books, 2017.
ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. Curitiba: Editora Juruá, 2008.
POLITO, Rachel. Superdicas para um Tcc - Trabalho de Conclusão de Curso Nota 10. São Paulo: Saraiva.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
OLIVEIRA, Fabíola. Jornalismo científico. São Paulo: Contexto, 2002.
ZAMBONI, L.M.S. Cientistas, Jornalistas e a Divulgação Científica – subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. São Paulo: FAPESP, 2001.
BURKET, Warren. Jornalismo Científico. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1990.
COÊLHO, Ronaldo Sérgio de Araújo. ABC do trabalho acadêmico e científico. Curitiba: Editora Juruá, 2012.
VILAS BOAS, Sergio (org). Formação e informação científica: jornalismo para iniciados e leigos. São Paulo: Summus Editorial, 2005.
VIEGAS, W. Fundamentos da Metodologia Científica. Brasília: EdUNB, 1999.
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4
Para a atenticação do plano de ensino |