Novas empresas recebem mais de 1.4 milhões para desenvolverem projetos

Cada uma das 12 novas empresas qualificadas a participarem do Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime) receberão o aporte de R$ 120 mil, totalizando mais 1.4 milhões para o desenvolvimento de projetos em Lages e Região. A assinatura do contrato aconteceu na manhã desta terça-feira (27), no auditório da Incubadora MidiLages. De acordo com o Secretário Executivo do Instituto Gene, Horst Nilton Boeving, esse recurso deve estar disponível para as empresas no dia 30 de novembro. “O dinheiro entra na conta no próximo mês, mas elas já podem começar a trabalhar a partir da assinatura desse documento”, ressalta. O Prime visa apoiar empresas nascentes na consolidação de sua estratégia gerencial para o desenvolvimento e a inserção no mercado de produtos inovadores. Ele é coordenado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com agentes operacionais, como o Instituto Gene e a Incubadora MidiLages. Foram estes dois últimos os responsáveis pelo cadastramento de 45 empresas da região na primeira etapa do programa com a pré-seleção dos participantes do edital. Posteriormente, auxiliaram as empresas que passaram por um curso de imersão no Instituto Dom Cabral para desenvolver seus projetos e também no preenchimento de formulários. Esse ano, na Serra Catarinense, foram contempladas empresas atuantes nos ramos da tecnologia da informação, construção civil e metal mecânica. Para 2010, mais 120 novas empresas de Santa Catarina poderão desenvolver seus projetos a partir do Prime.