Senadora descarta federalização da Uniplac

Santa Catarina tem um modelo único no país de ensino superior. O Sistema Acafe é composto por 16 Instituições de Ensino Superior, das quais 15 foram criadas por leis municipais, como a Uniplac, e a Udesc que é estadual. “Se defendermos a federalização de uma dessas instituições, estaremos comprometendo o Sistema Acafe. Portanto desaconselhamos que a Uniplac lute por essa medida”, afirmou a senadora Ideli Salvatti durante audiência que aconteceu na Uniplac na última sexta-feira, dia 08/12. Ideli observou que tem feito esse esclarecimento em todas as Instituições onde tem sido convidada a participar de reuniões. “Assim foi na Furb e na Univille, instituições que estão mobilizadas igual a Uniplac”, declarou a senadora, que fez um relato completo do trabalho que está sendo feito pelo governo federal na educação superior do país. Uma das medidas tomadas pelo governo foi a criação do Prouni, que em 2005 contemplou cerca de 200 mil universitários. “Agora está sendo concluído o projeto do Prouni 2, onde seria trocadas as dívidas federais das instituições de ensino por vagas. Mas esse projeto necessita de aprovação no congresso e sanção presidencial”, esclareceu a senadora. Se aprovado esse projeto, atenderia não apenas a Uniplac mas todas as Instituições que pleiteiam a federalização. Sobre essa questão, o reitor eleito professor Gilberto Sá esclarece que nos próximos dias uma delegação da Uniplac fará viagem a Brasília, no sentido de cientificar-se dos procedimentos legais sobre a federalização de vagas. Novas universidades federais em SC Com certeza termos em 2007 mais uma universidade federal em nosso Estado, afirmou a senadora. Essa instituição virá por iniciativa do governo federal, que tem estudos no MEC para a criação da Universidade Mesoregional, abrangendo o Norte do Rio Grande do Sul, o Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina e o Sudoeste do Paraná. Ainda existem estudos para a criação da Universidade do Mercosul, que seria um instituição bi-nacional. Ainda tem a terceira medida, que prevê a transformação dos CEFETs em Universidades Tecnológicas. Em 60 anos SC contou com três Escolas Técnicas: Florianópolis, São José e Jaraguá do Sul. Agora já foram criadas mais outras três e a Serra Catarinense também terá uma unidade, em Urupema, informou a senadora.