Crianças aprendem matemática brincando

Nesta semana esteve na Uniplac um grupo de mais de 30 crianças, alunos da Escola de Educação Básica Visconde de Cairú, acompanhados das professoras Arlene Aparecida de Andrade e Patrícia Helena de Oliveira. O grupo foi recebido pelos acadêmicos Márcio de Oliveira, Samuel Prado, Aline Dayane e Miriam Atanazio, onde o objetivo da visita foi complementar em laboratório o que foi ensinado durante as aulas de reforço, dentro do Projeto de Apoio Pedagógico em Matemática da Educação Básica da Uniplac. “Aqui as crianças vivenciam aquilo que era apenas informações. Para a criança, a oportunidade de manejar figuras, formando seqüências, onde pode somar, diminuir, multiplicar ou dividir, faz com que a aula de matemática seja gostosa e divertida, além é claro de aprender muito mais facilmente”, ressalta o acadêmico Marcio. Levar um pouco do conhecimento para alunos da rede pública de ensino que têm dificuldade com a Matemática. Com essa proposta, a coordenação do curso de Matemática da Uniplac elaborou um projeto, onde a essência era a de fazer uma interação entre bolsistas e crianças e jovens de escolas da região serrana, através de aulas de reforço. Assim, há quatro meses um grupo esse projeto está em andamento, onde a direção das escolas selecionam os alunos que necessitam de maior atenção e comunicam a coordenação do curso. A partir dessa informação, entram em ação os acadêmicos, seja diretamente no educandário ou nos laboratórios da Uniplac, onde com carinho e atenção, dedicam parte do seu tempo e do seu conhecimento para mostrar que a Matemática é uma ciência igual a tantas outras, e basta atenção e concentração para entendê-la, observa o professor Ailton Durigon.