Uniplac entre os finalistas do Prêmio Agência Nacional de Águas

A Uniplac e a Univille são as duas instituições catarinenses que estão entre os 15 finalistas do Prêmio ANA, da Agência Nacional de Águas. A Universidade do Planalto Catarinense concorre na categoria Uso Racional de recursos hídricos com o sistema de captação e aproveitamento de água pluvial. Instituído pela Agência Nacional de Águas, o Prêmio ANA tem como objetivo reconhecer o mérito de iniciativas na busca da excelência e da originalidade das soluções na conservação e uso sustentável da água. Candidatos de nove estados, entre eles empresas, comitês de bacias hidrográficas, universidades e organizações não-governamentais estão entre os 15 finalistas do Prêmio ANA nas categorias Gestão de Recursos Hídricos, Uso Racional de Recursos Hídricos e Água para a Vida. Os primeiros colocados em cada categoria serão conhecidos no dia 6 de dezembro, em solenidade que acontece no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília. Os vencedores serão homenageados com o Troféu Prêmio ANA e os demais finalistas receberão um certificado. Na primeira edição do prêmio, 284 candidatos de 21 estados concorreram nas três categorias. Os finalistas são dos estados do Rio Grande do Sul; Minas Gerais; Paraná; Bahia; Pernambuco; São Paulo; Ceará; Santa Catarina e Paraíba. Foram avaliados em cada um dos projetos apresentados os seguintes critérios: efetividade; impacto social, cultural e ambiental; potencial de difusão; adesão e participação social; e originalidade. Economia de 47% de água nos sanitários O projeto Sistema de Captação de Água Pluvial, elaborado em 2003 pela Comissão de Educação Ambiental da Uniplac, está em pleno funcionamento. Inicialmente ele abrangia apenas um dos prédios do Campus de Lages e atualmente já funciona em quatro novas edificações. “Na medida que a Universidade vai se ampliando, automaticamente esse sistema de captação e aproveitamento é implantado”, salienta a profª Lucia Helena Baggio Martins, coordenadora da Comissão de Bio-Segurança. Pela última medição feita, o sistema revelou uma economia de 47% no consumo de água nas instalações sanitárias, ressaltando que essa água é utilizada apenas nos vasos sanitários e mictórios. “Em valores econômicos o projeto representou uma economia considerável, uma vez que não necessita de manutenção permanente além de não tem consumo de energia elétrica, funcionando por gravidade”, explica a professora. Como Universidade, “temos o compromisso e a responsabilidade não apenas de levar o conhecimento, mas também o de desenvolver práticas de preservação ambiental. E esse projeto é o resultado de uma dessas ações praticadas pela Uniplac”, complementa a profª Lúcia Baggio. Pela originalidade e economia que o sistema apresentou, ele está entre os finalistas do Prêmio ANA da Agência Nacional de Águas (ANA).