Pesquisa vai avaliar a inclusão social dos bolsistas do ProUni

Na última sexta-feira (16), a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) recebeu a visita de pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que vieram com o objetivo de coletar informações junto aos acadêmicos beneficiados com as bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos ( ProUni), do Ministério da Educação (Mec). A pesquisa interdisciplinar e interinstitucional é apoiada pela CAPES/INEP, no âmbito do Observatório da Educação do MEC. O intuito é avaliar o processo de inserção e inclusão social dos estudantes com financiamento do PROUNI, que visa uma ação democrática e emancipatória. Nesta perspectiva, a pesquisa realizada com os alunos busca avaliar os aspectos relacionados à inclusão em suas dimensões sociais, econômicos e culturais. Esse trabalho vem sendo realizado em todo o país. Na região Sul, duas cidades foram contempladas: Lages e Curitiba, ou seja, uma capital e uma cidade do interior. Na Uniplac, em um primeiro momento, os pesquisadores reuniram 20 dos 280 bolsistas, como amostragem, para uma conversa mais próxima e para conhecer quem faz parte desse grupo e qual a sua realidade. Durante essa semana eles responderão a uma pesquisa impressa que vai analisar se o programa realmente inclui e de que forma ocorre essa inclusão social. O resultado dessa pesquisa será divulgado pelo Mec no próximo ano.