Professor da Uniplac profere palestra para Economistas do Paraná

A Universidade Federal do Paraná - UFPR, através do chefe do Departamento de Economia Prof. Dr. Marcelo Curado, promoveu recentemente um seminário para todos os alunos do curso de Economia daquela universidade, denominado \"Economia em Debate\". O Prof. Dr. Valdemiro Hildebrando, professor da Universidade do Planalto Catarinense, foi convidado a apresentar uma palestra, seguida de perguntas e respostas, sobre o tema \"O Economista e o Mercado de Trabalho\". Foram apresentadas informações sobre a profissão, as perspectivas profissionais, os salários médios dos economistas no Brasil e na América do Norte, alguns aspectos da evolução da Ciência Econômica, e as principais correntes de pensamento. Na seqüência, o professor Hildebrando respondeu a vários questionamentos dos professores e estudantes presentes. O evento realizou-se dia 14 de Novembro, em Curitiba, no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas onde, por sinal, os estudantes de Economia são o grupo mais numeroso. Notou-se que os recém formados (graduados) em Economia são remunerados, em média, como os formados em Direito, e ligeiramente melhor que os formados em Administração. Entretanto, quando considerados os profissionais com mestrado ou doutorado, o ranking dos salários coloca os economistas entre os quatro profissionais mais bem remunerados, precedidos pelos formados em Medicina, Administração e Direito. Vários professores do Departamento, incluindo o editor da Revista de Economia da UFPR, Prof. Dr. Huáscar Pessali, compareceram a este evento, que faz parte de um ciclo de palestras que inclui executivos de multinacionais e grandes empresas brasileiras, e professores de várias universidades do país.