Ministro do Desenvolvimento Social faz palestra na Uniplac

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) recebe na próxima segunda-feira (19) o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, senhor Patrus Ananias. A palestra, que tem como tema Desenvolvimento Regional e Políticas Sociais – Um país para Todos, será ministrada no auditório do Centro de Ciências Jurídicas, a partir das 19 horas. O Conteúdo da conferência enfocará o impacto das políticas públicas do governo no desenvolvimento regional e a qualidade de vida. Ananias destacará o cenário positivo da economia brasileira, principalmente a exploração de jazidas de petróleo e gás situadas na camada pré-sal, que possibilitará criar um Fundo Soberano Social do Brasil. Esse fundo viabilizará o financiamento de projetos nas áreas de Previdência Social, Saúde e Educação e será fonte de recursos para o combate à pobreza e para promover educação de qualidade, cultura, inovação científica e tecnológica e sustentabilidade ambiental. O fundo social irá beneficiar aquelas regiões com menor IDH, destacando o caso da região serrana de Santa Catarina, sendo necessário que sejamos competentes em apresentar projetos ao Ministério. Na ocasião, a Universidade irá propor a realização de um programa de cooperação entre a Universidade e o Ministério do Desenvolvimento Social com o objetivo de implantar projetos para o desenvolvimento regional em parceria com órgãos governamentais e não governamentais. Ministro Patrus Ananias Patrus Ananias de Sousa formou-se em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais em 1976. É professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e também funcionário público concursado da Assembléia Legislativa de Minas Gerais desde 1982. Foi eleito vereador de Belo Horizonte pelo PT em 1988 e Prefeito da capital mineira no período de 1993 a 1996. Entre 1997 e 2001, retornou às atividades docentes e acadêmicas. É membro da Academia Mineira de Letras desde 1996. Em 2002, foi eleito deputado federal pelo PT de Minas Gerais com mais de 520 mil votos, a maior votação da história do Estado. Na Câmara Federal, assumiu a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça e tornou-se membro do Conselho de Ética. Desde 2004, é titular do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.