Uniplac leva cinema para comunidade

O Projeto de Extensão “Construindo Cidadania”, do curso de Serviço Social da Uniplac levou ate o Bairro Habitação no mês de junho de 2006, uma sessão de cinema. O evento aconteceu no Centro Comunitário da Associação de Moradores. Na oportunidade estiveram presentes aproximadamente 25 pessoas, que tiveram a oportunidade de assistir gratuitamente o filme: Os Filhos de Francisco, o qual foi cedido pela própria locadora do bairro. A proposta de executar o projeto “Cinema no Bairro” tem por objetivo, além de proporcionar o direito a cultura e ao lazer para a população, bem como refletir sobre o papel da liderança na vida das pessoas e da comunidade, a partir da figura do senhor “Francisco”. Segundo o depoimento de dona Zenita, moradora do bairro, “foi muito importante esse projeto no bairro, retomar um pouco o costume de ir ao cinema, adquirir cultura e conhecimento. O projeto ajuda principalmente a classe menos favorecida pelo fato de ser gratuito. Ver o público assistindo em silencio, prestando atenção no filme, comendo pipoca e tomando chá foi emocionante, estava mesmo faltando este tipo de lazer no nosso bairro. Gostaríamos que continuasse esse projeto”, afirmou. Tal atividade teve seqüência no dia 30 de Junho, no mesmo local, onde o professor José Batista da Rosa desenvolveu uma conversa com o mesmo público, sobe liderança, com o intuito de despertar nos moradores do Bairro Habitação o fortalecimento das lideranças já existentes e o surgimento de novas lideranças que venha, cuidar da qualidade de vida das pessoas do bairro. Todo esse trabalho só foi possível e continuará sendo, através das parcerias firmadas com a Associação de Moradores, o Conselho de Pastoral Comunitário e as pessoas que colaboraram doando pipoca e outros ingredientes para possibilitar o lanche durante a projeção do filme. O Bairro Habitação nasceu de uma bonita experiência de Mutirão, onde as pessoas se reuniam para construir as casas. Juntos construíam a casa de uma família e depois a casa de outra e assim nasceu o Bairro habitação. Ajudavam-se também na compra de material para os acabamentos das casas. Foram cultivando esses valores que até hoje eles permanecem, tudo o que é feito para beneficiar a comunidade é realizado em Mutirão. É um povo que sabe ser solidário, acolhedor e participativo. Quando alguém tem uma iniciativa de algo que venha beneficiar a comunidade, logo é assumido com alegria e trabalham juntos para que este local se torne sempre mais agradável para morar e viver. Este projeto “Construindo Cidadania” nasceu a partir de uma proposta do Curso de Serviço Social, como campo de estágio e presença em uma realidade concreta neste processo de estágio e na construção de cidadania. A equipe de iniciação desse projeto é constituída pela professora Adriana Zanqueta Wilbert Ito e acadêmicas: Nilza Aparecida Camargo e Adriana Moraes do Curso de Serviço Social.