Uniplac acompanha gestantes do bairro São Luiz

Cristiane Ribeiro e seu esposo residem no bairro São Luiz, em Lages, e esperam seu primeiro filho. Vivem momentos especiais, esperando ansiosamente a chegada do bebê.

Para isso, Cristiane se preparou desde o início da gravidez participando ativamente do projeto de Extensão da Uniplac: “Acompanhamento Domiciliar de Gestantes de Baixo Risco frente ao Trabalho de Parto”.

Esse programa está em andamento desde o início deste ano, com orientação de quatro professores de Enfermagem, Daniela Linhares, Suian de Liz, Maiura Rosa e Magali Graffi e a participação de seis acadêmicos(as) bolsistas também do curso de Enfermagem.

Cristiane conta que participa desde o primeiro mês de gestação, atendendo convite dos Agentes de Saúde do Município que atuam na comunidade. “Graças a esse trabalho tenho todas as informações necessárias e fico mais tranqüila com relação a minha gravidez, ainda mais que é meu primeiro filho”, comenta emocionada.

Para Juliana das Graças Correa, a gravidez não é nenhuma novidade, pois está grávida de seis meses, mas esperando seu quarto filho. “Mesmo assim fui convidada e não perco nenhuma reunião que acontece aqui no bairro, pois tenho a oportunidade de ter acompanhamento direto pelo pessoal de saúde e também do projeto da Uniplac”, ressalta Juliana.

A mamãe Juliana comenta ainda que os partos anteriores foram todos por cesariana, “e agora, se tudo estiver bem, quero que seja natural. Só depende de fazer uma boa dieta, seguir as orientações, e, é claro, do acompanhamento médico”, complementa Juliana.

Com satisfação, Graziela Souza Formiga, acadêmica do 8° Semestre tem participado da maioria das reuniões com a comunidade, pois além de bolsista é voluntária. “Adoro esse trabalho desenvolvido diretamente com as gestantes”, salienta Graziela.

Se dizendo identificada com a profissão que escolheu, a acadêmica da Uniplac ressalta que depois da graduação em Enfermagem já visualiza uma especialização em Obstetrícia e Saúde da Família.

“Sinto a maior emoção quando posso acompanhar o trabalho de parto de uma gestante, pois é o início de uma nova vida. E me sinto realizada em poder acompanhar a mãe e, desta forma, poder contribuir nesse momento tão importante na vida da pessoas”, vibra Graziela.

As ações do projeto vão além da promoção de saúde na gestação e pós-parto, pois através da Coordenação de Extensão Acadêmica são arrecadados junto à comunidade acadêmica peças para enxoval, novelos de lã e linha e inúmeros outros acessórios, “que à medida em que foram uma quantidade razoável, são distribuídos durante as reuniões”, ressalta Márcia Aparecida da Costa.

As reuniões do projeto de acompanhamento de gestantes na comunidade dos bairros São Luiz, Santo Antonio e imediações acontecem uma vez por mês, tendo por local o salão de festas da Igreja Nossa Senhora dos Pobres, estando atualmente 70 gestantes inscritas.

Pelo caráter social do projeto, tão logo o mesmo ficou pronto e foi apresentado para o secretário municipal de Saúde, Dr. Heron Anderson de Souza, o mesmo firmou parceira no ato. “Agora estamos estudando para o próximo ano atingir outros bairros da cidade, procurando levar para a comunidade um pouco do nosso conhecimento e experiência profissional”, complementa a professora Daniela Linhares.