Arte na Escola lança DVDTeca para professores da região

Um acervo de 130 peças integra a DVDTeca Arte na Escola da Uniplac. São DVDs de várias categorias - arte contemporânea, arte popular, fotografia, gravura, vídeo artísticos, documentários – de autores como Siron Franco, Guto Lacaz, Nuno Ramos, Mestre Didi e os Irmãos Campana.

Para apresentar o material e ministrar curso de capacitação para professores de arte da rede pública estadual e municipal de ensino da região serrana, esteve na Uniplac na última quarta-feira, dia 04, a professora Gisa Piscoske, consultora do Instituto Arte na Escola. O acervo vai ficar disponível na coordenação do curso de Arte Educação para professores ligados ao ensino da arte, principalmente da rede pública de ensino da região.

“É mais uma iniciativa para qualificar o ensino da arte nas escolas”, ressalta a professora Mercedes Gevaerd, coordenadora do pólo regional de Lages do Programa Arte na Escola, que funciona há quatro anos na Uniplac. Todos os pólos do país vão receber o acervo, antes centralizado nas capitais em videotecas.

E agora esse material educativo, que proporciona um modo de pensar diferente sobre o ensino da arte, pois contém material principalmente de artistas contemporâneos e vivos, “pois antes os acervos disponíveis eram em sua maioria de artistas mortos, que causavam um certo desinteresse”, ressaltou a professora Gisa.

Acompanha os DVDs, material didático com sinopse, ficha técnica, informações sobre o artista e as várias possibilidades de leitura, para ajudar o professor a pensar o foco que vai dar a sua pesquisa.

No dia 1° de novembro nova oficina de capacitação de professores já está agendada, “desta vez com a presença da professora Débora Gaspar, sobre o material do Instituto Victor Meirelles”, concluiu a professora Mercedes Gevaerd.