Pólo de Saúde está capacitando 500 Agentes Comunitários

O projeto é coordenado pelas docentes do Curso de enfermagem da Uniplac Daniela da Silva Linhares Ghisleri e Neila Santini de Souza, tendo como assessoria técnico-pedagógica Lúcia Ceccato de Lima, docente do Curso de Ciências Biológicas.

O projeto de capacitação de agentes comunitários de saúde da região serrana foi idealizado e encaminhado em 2004, pelo Pólo de Educação Permanente em Saúde do planalto serrano catarinense, com o recebimento dos recursos para seu financiamento no corrente ano, teve seu início em 1º agosto de 2006, e está sendo desenvolvido para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) pertencentes a 11ª, 27ª e 28ª Regionais de Saúde, que exercem suas atividades profissionais no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e/ou na Estratégia de Saúde da Família (PSF). Este projeto está beneficiando cerca de 500 ACS da região.

É importante ressaltar o apoio das secretarias municipais de saúde dos municípios de abrangência da 11ª, 27ª e 28ª Regionais de saúde de SC, que compreendem a região de Curitibanos, São Joaquim e Lages, sendo que as fontes de financiamento são o Ministério da Saúde, Unesco e Uniplac.

De acordo com as coordenadoras este projeto nasceu da necessidade de profissionalização do ACS. “Observamos, através da prática assistencial na estratégia de Saúde da Família (PSF), no município de Lages, a importância do trabalho do ACS como profissional integrante na mudança da reordenação do modelo de atenção à saúde, onde este é o elo entre a comunidade e as equipes de PSF e PACS”, salienta Neila Santini.

Este profissional exerce um papel fundamental na identificação de problemas/situações de risco nas famílias e comunidade, oferecendo informações e realizando educação em saúde neste contexto. Por ser um profissional há pouco tempo reconhecido legalmente, é fundamental que se promova a educação permanente, a fim de qualificá-los para o seu trabalho junto à equipe, família e comunidade.

“Constatamos a real necessidade de projetos nesta área e não havendo existência de projetos que contemple a nível regional tal situação, a relevância pode ser sustentada na necessidade de capacitação dos ACS e a premência na instrumentalização destes no que diz respeito à sua atuação cotidiana”, complementa a professora Neila.

No mês de novembro será realizado na Uniplac um Fórum regional, para a socialização de experiências e projetos comunitários construídos ao longo das oficinas de educação permanente.

" data-media="https://data.uniplaclages.edu.br/noticias/948.jpg'>