Portadores de necessidades têm atividades físicas na Uniplac

Desde 2003 a Universidade do Planalto Catarinense mantém um projeto de Extensão destinado especificamente a portadores de necessidades especiais.

Esse programa de ação comunitária mantém parceria com as entidades: Associação Serrana de Deficientes Físicos – ASDF, Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano – Adevips, Associação dos Pais e Amigos dos Surdos – Apas e Associação dos Amigos dos Autistas – AMA, onde professores e acadêmicos bolsistas dedicam horas de trabalho “numa atividade extremamente gratificante”, diz Carolina Torres Guazzelli, acadêmica do curso de Terapia Ocupacional, que participa do projeto.

Através de um cronograma de atividades que funciona semanalmente, de segunda a sexta-feira, no período vespertino, professores e estudantes dos cursos de Terapia Ocupacional e Educação Física recebem grupos de portadores de necessidades especiais para participar do programa de atividades físicas, terapêuticas e de lazer.

“Além de estarmos executando a teoria da sala de aula, temos a oportunidade de trabalhar com essas pessoas, que muitas vezes são excluídas do convívio social, mas que encontram nesse projeto da Uniplac um meio de interação e, principalmente, de inclusão social”, ressalta o professor Sanderson Lorenzet.

Os atendimentos acontecem nos laboratórios, os quais estão equipados com aparelhos de alta complexidade, sendo esse atendimento supervisionado por cinco professores dos referidos cursos.

Esses atendimentos ocorrem de forma interdisciplinar e transdiciplinar visando avaliar o desempenho ocupacional e físico, traçando planos individualizados de atendimento, “proporcionando uma melhor qualidade de vida à população atingida”, conclui Carolina Guazzelli.