Programa concede bolsa de 70% para graduação e oportuniza a realização de curso sequencial

A iniciativa de formar Agentes para o Desenvolvimento Regional é do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional, o Proesd, e é apoiado pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Nesta quinta-feira (8), serão abertas as inscrições para a seleção de 80 alunos que terão a oportunidade de, além de cursar a graduação com 70% de bolsa sobre o valor da mensalidade, fazer um curso superior seqüencial de complementação de estudos inteiramente gratuito. Outras 20 vagas serão destinadas a acadêmicos suplentes. Podem concorrer a uma dessas vagas estudantes residentes nos 20 municípios de abrangência das Secretarias Regionais de Lages e São Joaquim. De acordo com o coordenador do Proesd na Universidade, professor Valdir Roque Dallabrida, o curso é oferecido a alunos de dez graduações, principalmente para aqueles que estão nas primeiras fases. “Como o programa terá uma duração de seis semestres letivos só podem participar os alunos que concluírem os dois cursos ao mesmo tempo”, explica. A seleção dos candidatos será feita no dia 20 de outubro, e a divulgação dos nomes, dois dias depois. O coordenador lembra que se o número de inscritos ultrapassar o total de 100 estudantes, a escolha será feita por meio de sorteio. Tanto as inscrições, que encerram no dia 19 deste mês, quanto as aulas, acontecerão nos campi de Lages e São Joaquim.