Uniplac dimensionou Capital Social da região

A Universidade do Planalto Catarinense - Uniplac, juntamente com a Escola Superior de Administração e Gerência - Esag/Udesc, durante os meses de outubro, novembro, dezembro/2005 e janeiro de 2006 participou do projeto Meu Lugar.

Esse estudo abrangeu dez das 30 regiões administrativas de Santa Catarina, com o propósito de estudar e dimensionar o Capital Social contido no espaço territorial da Serra Catarinense e, mais especificamente, aquele encontrado nas organizações sociais dos municípios que integram a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages - SDR Lages, com o intuito de subsidiar o plano de desenvolvimento sustentável da Região.

O levantamento das organizações sociais foi conduzido por professores das duas universidades, em convênio firmado entre o Projeto BRA03/008 do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão - SPG e a Secretaria do Desenvolvimento Regional de Lages, convênio Uniplac/Udesc/Esag/PNUD/SPG/SDR Lages.

A estrutura da pesquisa foi composta de cinco momentos: Pesquisa Documental, Amostragem, Pesquisa de Campo; Digitação, Digitação e Tabulação dos Dados e Elaboração do Relatório. Todo o levantamento foi realizado por acadêmicos das instituições, e listou as entidades do Terceiro Setor nas regiões de Chapecó, São Miguel d\'Oeste, Dionísio Cerqueira, Joaçaba, Lages, Rio do Sul, Brusque, Araranguá, Itajaí e Joinville.

A equipe que conduziu as pesquisas realizadas na 27º Secretaria De desenvolvimento Regional de Lages foi composta pelo professor Carlos Eduardo de Liz - coordenador da pesquisa em Lages, Rafael Magnabosco - apoio administrativo, e pelas pesquisadoras Cristiane Magnabosco, Fernanda de Campos Fogaça, Jaqueline Goedert de Oliveira, Karine Varela de Souza. Todo o processo de desenvolvimento da pesquisa, as reuniões, e apresentações de resultados foram conduzidos nas dependências da Incubadora MIDILages.

Recentemente o relatório geral do Diagnóstico do Capital Social foi publicado no site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e esta disponível pelo endereço: www.pnud.org.br/cidadania/reportagens/index.php?id01=2252&lay=cid

“Vale informar que a região de Lages obteve maior potencial de organizações pesquisadas conforme dados do relatório”, ressaltou o coordenador da pesquisa, professor Carlos Eduardo de Liz.

FOTO: Processo de desenvolvimento da pesquisa e apresentações de resultados foram conduzidos na Incubadora MIDILages