Lages, Cerrito e Curitibanos levam troféus da Olimplac

Com a participação de 21 equipes, aconteceu no último sábado, a quinta edição da Olimpíada Regional de Matemática da Uniplac – Olimplac.

Os vencedores da competição na categoria Escola Particular foram, os dois primeiros lugares conquistados pelo Colégio Bom Jesus Diocesano, e o terceiro lugar o Colégio Santa Rosa de Lima, ambos de Lages.

Na categoria Escola Pública o primeiro e segundo lugares foram conquistados pela EEB Mauro Gonçalves Farias, de São José do Cerrito, e o terceiro lugar ficou com a EEB Casimiro de Abreu, de Curitibanos.

Foi surpreendente o número de presente com mais de 500 pessoas, pois além dos organizadores, estavam presentes professores, convidados, os 210 alunos integrantes das equipes e seus auxiliares e dirigentes de escolas.

Participaram da V Olimplac 13 equipes de escolas públicas e oito de particulares provenientes de seis municípios da região: Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Lages, São Joaquim e São José do Cerrito, engrandecendo ainda mais a competição.

Os responsáveis pela organização do evento são acadêmicos do 8º semestre do curso de Matemática, que juntamente com os professores do curso elaboram as provas e fazem as correções necessárias.

Participam ainda os acadêmicos das demais fases do curso, como fiscais e auxiliares no momento da realização das provas, fazendo a organização do espaço.

As provas consistem em resolução de exercícios envolvendo vários conteúdos de matemática do ensino médio e também matemática básica; desafios, e questões de raciocínio lógico e rápido.

“O mais interessante é a participação e a garra dos alunos, que competiram saudavelmente, vibraram e festejaram suas vitórias bem como aplaudiram a vitória merecida dos adversários”, destacou o professor Valdeci Costa, presidente da Comissão Organizadora da V Olimplac.