Eleições na Uniplac são práticas da democracia

A Universidade do Planalto Catarinense vive neste mês de setembro o processo eleitoral para escolha do novo reitor – mandato 2006/2010.

E na Uniplac a prática da democracia também acontece nesse processo, onde o voto é universal e igualitário, ou seja, tem o mesmo peso, tanto dos estudantes, técnico-administrativos ou dos professores.

A prática democrática tem sido verificada também durante a campanha, em que pela primeira vez na história da instituição concorrem três candidatos, e os mesmos têm livre acesso a salas de aula para apresentarem suas propostas e o plano de gestão universitária.

Outra forma de apresentação tem sido a realização de debates, promovidos pelo DCE, em parcerias com os Centros Acadêmicos e Associação dos Funcionários – Afeup.

O primeiro debate com a comunidade acadêmica aconteceu na noite da última segunda-feira, dia 11, no Salão de Atos, com as turmas de Direito Noturno e prosseguem até quinta-feira, conforme cronograma aprovado pela pró-reitoria de Ensino.

Dia 11/09 – 19h: Direito Noturno. Dia 12/09 – 08h: Direito Matutino. 19h: Administração, Contábeis, Trânsito, Topie, Sistemas de Informação / Informática, Gestão de Supermercados.

Dia 13/09 – 17h30: Docentes e Técnicos Administrativos. 19h: Ciências Biológicas, Enfermagem, Educação Física, Serviço Social.

Dia 14/09 – 08h: Medicina, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Engenharia Industrial Madeireira, Educação Física, Ciências Biológicas.  19h: Arte Educação, Design de Moda, Letras, Matemática, Pedagogia, Ciências Eqüínas e Secretariado Executivo Bilíngüe.

Os debates têm mediação do jornalista Paulo Chagas e tem sido acompanhados pela reitora Nara Maria Kuhn Göcks, com a presença maciça da comunidade acadêmica.

O andamento dos trabalhos obedece o padrão adotado pela imprensa, ou seja, com um tempo de cinco minutos para apresentação das propostas de cada candidato, seguido de perguntas das entidades promotoras e do público presente.

A eleição, em primeiro turno, acontece no dia 22 de setembro, no horário das 9h às 21h30min, no Salão de Atos, para os alunos de Lages.

Nas Unidades fora de sede de Campo Belo do Sul, Otacílio Costa, São Joaquim e Urubici a votação será no horário das 18h às 19h30min.