Uniplac testa sistema de auto-avaliação

Com a participação de três turmas de cada um dos cursos da instituição, a Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac realizou na última semana um teste piloto do Programa de Auto-Avaliação Institucional. A auto-avaliação institucional é uma das etapas previstas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), novo instrumento criado pelo MEC para avaliar a qualidade do ensino superior do país. A iniciativa de reunir três turmas de cada curso foi tomada a partir de sugestão dos chefes de Departamento, os quais são os responsáveis diretos pela avaliação de desempenho docente, e assim, serão maiores os subsídios nas tomadas de decisão, salientou a coordenadora de Avaliação Institucional, professora Ana Maria Ranzan Rigo. A coordenadora ressaltou o trabalho da equipe, que teve o envolvimento de componentes da comissão, professores e estudantes, e que tiveram pleno êxito. Em educação, todo processo avaliativo deve ser permanente e contínuo, pois é a partir da avaliação que podem ser pensadas e implementadas novas políticas e ações capazes de dar conta dos objetivos e finalidades da Instituição, sendo que a Uniplac atende todas as normas estabelecidas pelo MEC, o que representa um avanço na consolidação da excelência na qualidade da Uniplac, concluiu a professora Ana Rigo.