Equipe da Uniplac conquistou ótimo desempenho na XIV Maratona de Programação

Tendo em vista que a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) participou com apenas uma equipe de alunos na XIV Maratona de Programação, etapa regional de Santa Catarina, no último sábado (19), em Blumenau, a oitava colocação foi um resultado bastante positivo e satisfatório. Segundo o professor Angelo Augusto Frozza, Coordenador do curso de Sistemas de Informação e técnico da equipe da UNIPLAC, os alunos enfrentaram equipes de instituições de renome e experientes na competição. “Nos últimos 60 minutos de prova a tensão era grande, pois 10 equipes estavam lutando pela segunda vaga, com 4 problemas resolvidos cada uma. Porém, acabou se classificando uma equipe da FURB, que resolveu os quatro problemas no menor tempo”. A maratona contou com a participação de 18 equipes de cinco instituições diferentes. A prova tinha oito problemas, que as equipes formadas por três alunos precisavam resolver em no máximo cinco horas, por meio da criação de um programa de computador. Os destaques estavam para uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), qual tinha um membro que foi para a final Mundial da edição 2008/2009, na Suécia, e duas equipes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cujos integrantes participaram da final brasileira no último ano. “Esse ano, apesar de a UNIPLAC enviar apenas uma equipe, com o apoio da empresa NDDigital, onde trabalham os acadêmicos, tivemos um excelente desempenho, ficando em 8º lugar”, ressalta o professor. A equipe da UNIPLAC acertou o mesmo número de questões da equipe que foi para a final brasileira em segundo lugar, sendo que a classificação se deu pelo tempo necessário para resolver as questões. “Analisando o resultado final, a equipe da Uniplac ficou muito bem classificada, superando outras 10 equipes que já vinham se preparando há alguns meses”, conclui. A Maratona é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A participação de acadêmicos em eventos é incentivada, pois além de colocarem em prova os conhecimentos obtidos no curso, eles também têm a oportunidade de entrar em contato com outras pessoas da área, conhecendo como é o trabalho em outras instituições de ensino. O resultado desse incentivo pode ser observado na qualidade e reconhecimento que o curso de Sistemas de Informação tem, não só na cidade de Lages, mas em outras regiões.