Uniplac na luta contra o AVC

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e incapacidade adquirida em todo o mundo. Estatísticas brasileiras também indicam que o AVC é a causa mais frequente de óbito na população adulta e consiste no diagnóstico de 10% das internações hospitalares públicas.

Diante deste preocupante cenário foi realizado no dia 26 de outubro a 3a Edição do Seminário "A Serra contra o AVC". O evento fez parte de uma das ações realizadas pelo Centro Especializado em Reabilitação - CER II Uniplac e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres com apoio das secretarias municipais de saúde dos municípios da Serra Catarinense. "Juntos buscamos cada vez mais a consolidação da nossa rede de cuidado às pessoas com AVC, através da Linha de Cuidado", explica Elusa Camargo, coordenadora do CER. "Nosso Seminário tem como objetivo, sensibilizar os profissionais da saúde, sobre a importancia do encaminhamento precoce. Precisamos reduzir o tempo de chegada ao hospital, para que se evite maiores danos neurológicos. O nosso lema é: Tempo é cérebro"

O Seminário discutiu a linha de cuidado do AVC, desde a atenção primária, através das Unidades básicas de Saúde, Serviço Pré-Hospitalar - SAMU, Hospitalar - Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e Reabilitação - CER II.

Para encerrar as programações do Seminário, será realizada no dia 29 de outubro, Dia Mundial do AVC, o 4° Correndo do AVC, juntamente com a 13 Caminhada Rosa, eventos mesclados para chamar a atenção da sociedade para dois graves problemas de saúde: Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o câncer de mama.

O 4° Correndo do AVC e a 1ª Caminhada Rosa terão sua largada às 7h, em frente ao Centro de Convivência da Uniplas. "Queremos com esse evento esportivo difundir a prática esportiva à comunidade e conscientizar a população sobre a importância do exercício físico para a saúde", conclui Elusa.

Publicado dia 27/10/2023.