Parceria entre COC e o Curso de Design de Interiores da Uniplac reflete o respeito a educação do ensino infantil à universidade

Antes de ingressarem no mercado de Design de Interiores, os estudantes da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) terão a valiosa oportunidade de assumir a responsabilidade por um projeto de destaque: a divulgação da nova sede do COC Lages. Por meio de uma parceria inovadora e educacional, as instituições se uniram e lançaram o desafio aos alunos no início do semestre. Na noite da última sexta-feira (16), os oito grupos apresentaram suas propostas, revelando a diversidade de ideias e talentos.

A vibrante paleta de cores da nova fachada do COC esteve presente nas apresentações, proporcionando uma prévia inspiradora do que está por vir para a comunidade lageana. O imponente edifício, com mais de 4.616 metros quadrados, será um espaço vasto e estimulante, destinado ao florescimento da criatividade e a uma variedade de atividades. Trata-se de uma estrutura que transcende os limites convencionais, e é exatamente por isso que os designs escolhidos para a exposição da nova sede estão perfeitamente alinhados com essa visão.

Os trabalhos foram realizados por oito grupos, compostos por estudantes da primeira e terceira fase do curso de Design de Interiores da Uniplac. Essa prova integrativa vai além da universidade, estabelecendo uma interdisciplinaridade entre instituições de ensino superior e infantil que é fundamental para promover uma educação integrada e abrangente. Essa união beneficia tanto os alunos em formação quanto os futuros profissionais.

O diretor geral do COC Lages, Juliano Branco de Moura, reforça a importância desse trabalho conjunto, destacando que a parceria entre as instituições está conectada com o propósito educacional de oportunizar aos acadêmicos a aplicação e o aprimoramento dos conhecimentos na prática. A aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula na prática é essencial para consolidar o aprendizado, desenvolver habilidades e compreender a relevância das teorias no mundo real, preparando os estudantes para enfrentar desafios reais e construir uma base sólida para o seu crescimento pessoal e profissional.

Para a acadêmica da 3ª fase do curso de Design de Interiores da Uniplac, Milena Brugnago, essa é uma oportunidade única de participar de um projeto antes de ingressar no mercado de trabalho. Ela destaca: "Participar ativamente de um projeto antes mesmo de ingressar no mercado de trabalho é uma oportunidade valiosa, pois nos permite vivenciar na prática os desafios e responsabilidades da nossa futura profissão, desenvolvendo habilidades essenciais e adquirindo experiência que será fundamental para o nosso crescimento e sucesso no campo acadêmico e profissional".

O coordenador do curso de Design de Interiores da Uniplac, Felipe da Silva Muniz, enfatiza que nos últimos meses os alunos receberam contribuições dos professores em diversas áreas do conhecimento para absorver informações que o mercado exige, a fim de apresentarem o que a escola espera para este novo momento. Ele diz: "Nós já fazemos a integração, e com o COC foi mais uma oportunidade de colocarmos o nosso conhecimento em prática".

Para a professora da disciplina de projetos, Marcela Seeber, essa é a oportunidade para que os acadêmicos desenvolvam novas habilidades, usem da criatividade e ultrapassem os limites. Além das habilidades técnicas, também foram trabalhadas com os acadêmicos as habilidades comportamentais, como a capacidade de comunicação clara e assertiva, tanto verbalmente quanto por escrito. Essas habilidades são cruciais para colaborar com colegas, clientes e parceiros de negócios. A empatia e a habilidade de ouvir ativamente permitem compreender as necessidades e perspectivas dos outros, facilitando a resolução de conflitos e o trabalho em equipe harmonioso. Dessa forma, os acadêmicos puderam posicionar-se de forma profissional e realmente vender suas ideias à banca julgadora do COC, além de fortalecerem sua preparação para o mercado de trabalho.

Para a diretora pedagógica do COC, Nereida Vallim, a integração dos acadêmicos é fundamental, pois observam o que a escola está vivenciando e conseguem apresentar essa realidade nos projetos.

Próximos passos_ Na próxima semana, os profissionais do COC devem deliberar sobre o melhor grupo e escolher a equipe vencedora. Os acadêmicos, além de assinarem o projeto do stand, também ganharão um troféu.

A divulgação da nova sede do COC será em espaço público e toda a comunidade lageana está convidada a prestigiar o trabalho dos acadêmicos, como também conhecer detalhes importantes do novo prédio.

Texto: Andressa Ramos / Foto: Jary Carneiro Junior