Orquestra Jovem de Lages será apresentada ao público em 26 de abril

O projeto da Orquestra Jovem de Lages será oficialmente apresentado à comunidade no próximo dia 26 de abril, às 10h, em solenidade no Auditório II da Uniplac. “Nossa orquestra tem como foco principal a formação humana por meio da excelência musical, possibilitando a crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos o estudo gratuito da música através a prática orquestral”, conta o Professor e Coordenador da Orquestra André Chiomento. “A seleção dos alunos acontece por meio de inscrições gratuitas, que podem ser realizadas de 26 de abril a 5 de maio, no setor de extensão da UNIPLAC, e as aulas iniciam no dia 18 de maio. E detalhe: Não precisam ter conhecimentos musicais tampouco instrumentos”, ressalta André.

No evento de lançamento será apresentada a marca da Orquestra, o método de ensino, o funcionamento das aulas e metas para o futuro do projeto. “Pretendemos ser o maior legado cultural da universidade e referência no ensino de música na cidade”, afirma o professor.

Ao explicar a importância do projeto na formação do indivíduo, André destaca o quanto a música pode colaborar para a formação de uma maneira inclusiva e incentivando a responsabilidade consigo e com os outros. “A prática musical na forma de orquestra é um meio de tornar a aprendizagem musical uma atividade social, onde cada estudante, ao tocar, percebe sua importância como integrante de um todo e que realiza algo maior, entendendo seu papel social no grupo”.

O projeto da Orquestra Jovem de Lages é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), através da Fundação Catarinense de Cultura, com o Patrocínio Master da HAVAN e apoio institucional da UNIPLAC.