Imigrantes e População em Situação de rua Partcipam de Rodas de Conversa Organizadas por Projeto da Uniplac

Professores e acadêmicos da Uniplac, pesquisadores do Projeto  de Pesquisa e Extensão  Incluir - Diagnóstico das Populações  Imigrante e em Situação de Rua em Lages, realizaram  no  recentemente duas rodas de conversa com a população objeto dessa pesquisa, em andamento desde o ano passado.

Os encontros ocorreram no subsolo do salão da Igreja Santa  Cruz, e contaram, além dos grupos de imigrantes e de pessoas em situação de rua, também com representantes de  entidades parceiras - Cáritas Diocesana,  Pastorais Sociais, Secretaria Municipal de Assistência Social (Centro Pop), Centro de Direitos Humanos  e GERED.

Na primeira, realizada no dia 1º de abril, cerca de 40 pessoas em situação de rua partilharam suas vivências, angústias e sofrimentos. Questões como a violência, desagregação familiar, alcoolismo, preconceito e falta de oportunidades foram apontadas como cruciais para serem enfrentadas.  Na sequência foram levantadas sugestões de possíveis encaminhamentos - por parte do poder público, da sociedade e deles mesmos - para reduzir e solucionar esses problemas.

No domingo, 2 de abril, cerca de 15 haitianos participaram roda de conversa dos imigrantes. A dinâmica foi semelhante à roda anterior: rever as informações, maiores dificuldades, e pensar possíveis soluções e encaminhamentos - por parte do poder público, da sociedade e deles mesmos. Dificuldades com documentação, saúde e direitos trabalhistas foram as principais questões relatadas no encontro.

“Estas rodas de conversa fazem parte da etapa complementar da coleta de dados e execução da nossa pesquisa.  No ano passado realizamos pesquisa exploratória e bibliográfica, rodas de conversa e aplicação de questionários nos grupos focais. Agora estamos dando um passo além da busca de dados: levantar proposições e  possíveis soluções dos problemas a partir dos sujeitos e das entidades que integram a rede de atendimento dessas populações. A previsão é de que    até o mês de junho estejamos finalizando a pesquisa. Além disso, temos duas reuniões alinhadas: uma com entidades do poder público e outra que será o seminário de devolução da pesquisa à comunidade”, explica o coordenador do projeto, professor Domingos Pereira Rodrigues.

Texto: Adriana Palumbo / Fotos: Carol Sott