Audiências de Custódia são realizadas na Uniplac

Devido a manutenção predial do Fórum de Lages, o Núcleo de Práticas Jurídicas da Uniplac realizou nesta quinta-feira (06), todas as audiências de custódia.

Os trabalhos ficaram sob a responsabilidade da juíza responsável pela Vara da Universidade Adriana Inácio Mesquita de Azevedo Hartz Restum, do Chefe de Cartório Jean Carlos Rosa e da Polícia Penal, que trouxe todos os réus que foram presos e necessitavam passar por esse procedimento.

“As audiências de custódia realizadas aqui na Uniplac demonstram aos estudantes e a toda comunidade, que nós temos estrutura e que essa estrutura comporta a demanda que se tem na cidade, e de que essa parceria existente, entre a Unidade de Cooperação do Poder Judiciário e a universidade, funciona muito bem. Não somente para os casos de família, mas também para estas situações específicas e para quando eles demandarem um suporte”, explica Gregory Guglielmin, coordenador do Curso de Direito da Uniplac.

Segundo o professor Gregory, ações como estas demonstram na prática a importância de uma universidade comunitária. “Conseguimos expandir a nossa área de atuação em parceria com essas instituições, mostrando para a comunidade como o núcleo jurídico do curso de Direito e a Uniplac são organizados e podem suprir as necessidades da sociedade num tempo muito rápido”, ressalta Gregory.

Além da parte legal, a atividade vem a agregar na formação dos acadêmicos que podem acompanhar as audiências designadas pelo judiciário, além de verificar toda a logística e toda a estrutura de segurança e tratamento do detento. “ O acesso dos estudantes a essas audiências de custódia é fundamental, porque você estuda a teoria, mas a prática é que faz o todo ter um sentido. Essa confrontação entre teoria e prática é muito importante. Como também a análise da postura dos atores durante a audiência: O juiz, o promotor, o advogado. Esse convívio com o real é essencial”, afirma o Chefe de Cartório da Vara Universitária, Jean Carlos Rosa. “O Núcleo de Práticas Jurídicas é um laboratório, e os alunos precisam vir, assistir audiências, participar junto de seus professores das conciliações e instruções, vivenciar realmente este laboratório jurídico que temos aqui na Uniplac”.

A Juíza Adriana Inácio Mesquita de Azevedo Hartz Restum ponderou que as instalações e a estrutura disponibilizadas pela Uniplac muito bem serviram e possibilitou que não houvesse nenhum atraso. “Pode ser observada a celeridade e eficiência processuais que o Poder Judiciário deve zelar e resguardar. Nosso trabalho hoje aqui agregou, pois abriu a possibilidade de realização não somente de audiências de instrução de vara de família”.