Uniplac recebe encontro da Campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”

A Uniplac, representada pelo Gecal - Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação e Cidadania na América Latina, liderado pela Profª Drª Mareli Eliane Graupe, recebeu na tarde desta terça-feira (06), um dos encontros dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha anual e internacional liderada pelo Grupo Soroptimistas de Lages. “Essa campanha foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas”, conta Maria Waltair, Coordenadora Nacional do Programa Soroptimista "Combate à Violência e Tráfico de Mulheres e Meninas"

Além do Grupo Soroptimistas, o encontro que reuniu as técnicas administrativas da instituição contou também com a participação da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Lages, composta pela Procuradora Vereadora Suzana Duarte, Procuradora Adjunta Vereadora Elaine Moraes e Membro Vereadora Katsumi Yamaguchi. “A principal proposta da Procuradoria é promover momentos de conversa a respeito da violência contra meninas e mulheres, a fim de conscientizar sobre a não violência e oferecer suporte para os encaminhamentos de denúncia”, explica a Vereadora Suzana. “Quanto mais falamos sobre o assunto, mais forte a rede de atendimento se torna e menos vulneráveis ficam as mulheres. Ainda que seja um tabu, é preciso falar sobre violência, é preciso combater a violência e momentos como esse são essenciais”, ressalta a Vereadora Katsumi.

“A campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” é realizada por meio de diversas atividades como oficinas, debates e mobilizações com objetivo de chamar a atenção da sociedade para esta realidade e cobrar dos órgãos responsáveis a adoção de políticas públicas efetivas, nas mais diversas áreas como saúde e segurança, que possam promover maior proteção e acolhimento das vítimas. Esse encontro aqui na Uniplac foi mais uma etapa fundamental para que levemos adiante essa luta de todas de nós”, destaca a Professora Mareli.

Publicado em 07/12/2022