Médico formado na Uniplac é destaque nacional

Neste domingo (31), o Programa Fantástico apresentou a história de Bruna que ficou tetraplégica e quase entrou para estatísticas de um crime que em 2021 matou 3,8 mil mulheres no Brasil: o feminicídio.  Agora, ela celebra, com um novo amor, a chegada do filho. Depois de 25 horas de um trabalho de parto emocionante, muita tensão e ansiedade, Bruna e João receberam o pequeno Ian, o primeiro filho do casal.

No meio dessa história toda estava o Doutor Maurício Ribeiro, responsável pela anestesia da gestante. O médico formado no curso de Medicina da Uniplac, no ano de 2016, relatou que a paciente Bruna tem uma lesão na coluna lombar que se estende de L1 a L5. “Inicialmente houve a tentativa de realização do duplo bloqueio para a analgesia de parto, mas devido aos locais lesionados não obtivemos sucesso. Algumas horas depois, visto que o trabalho de parto não estava evoluindo fizemos uma tentativa de raquianestesia para realização de parto cesárea. Dessa vez com sucesso”, conta o médico que atualmente trabalha no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Segundo a coordenadora do curso de Medicina da Uniplac Professora Cristina Subtil, a universidade coloca médicos no mercado de trabalho desde a formatura da primeira turma em 2009. “O curso tem como perfil formar médicos generalistas, críticos e reflexivos, capazes de atuar em qualquer área do conhecimento da medicina”, ressalta a coordenadora. “Estamos diante de um exemplo, em que o estudante Maurício, buscou conhecimento e hoje nos enche de orgulho demonstrando sua dedicação e esforço em rede nacional. Nós da Uniplac nos orgulhamos muito dos nossos egressos e estamos sempre vibrando para que exerçam a medicina com muita ética e responsabilidade”, afirma Drª Cristina.

Além do médico Maurício Ribeiro, formado na Uniplac e membro do grupo de anestesia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, outro egresso da universidade lageana, Dr. Luiz Eduardo Salim Gomes, também faz parte da equipe.

Publicado em 01/08/2022