Projeto Semear: Semeando Fisioterapia e colhendo Cidadania

O Projeto Semear: Semeando Fisioterapia e colhendo Cidadania é fruto da parceria do curso de Fisioterapia da Universidade do Planalto Catarinense com o Projeto Semear, firmado em abril de 2022. É coordenado pelas docentes do curso, Dra Natalia Veronez da Cunha e Ma. Dayane Cristina Vieira, com participação voluntária de acadêmicos de todas as fases do curso de fisioterapia.

Fortalecendo o importante tripé ensino, pesquisa e extensão desenvolvido pela Universidade, o Projeto Semear: Semeando Fisioterapia e colhendo Cidadania auxilia na experiência e na formação dos acadêmicos de fisioterapia, no sentido de lhes possibilitar uma aproximação com a realidade social da população.

O Projeto Semear: Semeando Fisioterapia e colhendo Cidadania tem suma importância na experiência e na formação dos acadêmicos de fisioterapia, no sentido de lhes possibilitar uma aproximação com a realidade social da população, estabelecendo vínculos com as pessoas e grupos da comunidade, pautados no diálogo, conhecimento e na responsabilidade social e incentivando a autonomia dos acadêmicos e a formação de lideranças.  É uma forma de conceber o mundo, pois denotam uma ação educativa, estritamente vinculada à reflexão com o objetivo de transformação, baseada no compartilhamento, na solidariedade e na aprendizagem pessoal.

Ainda, os encontros e ações auxiliam na formação humanizada dos acadêmicos, permitindo que os mesmos reconheçam o ser humano na sua virtude e singularidade e tenham consciência do seu papel diante aqueles que os procuram.

As docentes e os acadêmicos se reúnem semanalmente para preparem as ações, que ocorrem de forma lúdica e educativa, uma vez por mês na Universidade. As ações são planejadas visando proporcionar educação, prevenção e assistência coletiva, desenvolvendo ações em grupos de crianças, adolescentes e mulheres. Suas atribuições específicas são fornecer orientações e informações básicas de saúde, trabalhando a conscientização e incentivo a hábitos saudáveis, além de estimular a interação da comunidade na saúde coletiva. A promoção e prevenção são protagonistas entre atos de saúde que fazem parte do processo de atuação da fisioterapia no Projeto Semear: Semeando Fisioterapia e colhendo Cidadania, além de permitir o acesso da comunidade ao serviço de fisioterapia.

Publiado em 04/07/2022.